Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Música

samba de raiz

Aos 71 anos, criador do Bloco Beleza Pura se apresenta no Chorinho nesta sexta

Foto: Reprodução/ Ilustração

Aos 71 anos, criador do Bloco Beleza Pura se apresenta no Chorinho nesta sexta
O Chorinho, Choros e Serestas, recebe na próxima sexta-feira (05) o cantor cuiabano “Marcelo Beleza Pura”. O arquiteto Marcelo Gonçalves é sambista e é criador do bloco carnavalesco mato-grossense Beleza Pura, criado em 1982.

Leia mais: Músicos da UFMT farão apresentação de música medieval em dezembro

“Fiquei deslumbrado quando vi o bloco Cacique de Ramos desfilando na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro, com cerca de 2 mil integrantes, e quando voltei para Cuiabá resolvi montar um bloco assim. A gente se reunia num bar perto de um colégio e era comum alguém comentar quando passava uma menina bonita: ‘Beleza pura!’ Foi assim que surgiu o nome do bloco carnavalesco que mudou a cara do carnaval de Cuiabá”, conta Marcelo.

Aos 71 anos, Marcelo Beleza Pura tem em seu repertório músicas de Martinho da Vila e outros como Almir Guineto e Zeca Pagodinho, que ele conheceu antes da fama, numa roda de samba na quadra do Cacique, ao lado da cantora Beth Carvalho.

“O show será de muitas reminiscências. Vou recordar as músicas que fazia nos bailes do Chorinho quando comecei a me apresentar: boleros, sambas-canções, MBP. Na segunda parte, vamos partir para o samba de raiz e vamos fechar com sambas-enredos, com a presença especial da bateria show de Mestre Munir”, diz Marcelo, orgulhoso da participação do filho que é diretor de bateria do bloco Bode do Karuá. Além dele, vão acompanhar o artista: Marinho 7 Cordas (dono do Chorinho), Clau Simpatia (violão e cavaco), Xuxo (surdo), Juliano (pandeiro) e Cabeção (repique de mão).

História

Marcelo é filho de um porteiro e de uma lavadeira, gostava de jogar futebol (foi centroavante do Mixto) e também de estudar. Por sugestão de uma irmã mais velha que já morava no Rio de Janeiro, ele se mudou para a Cidade Maravilhosa com a intenção de fazer Engenharia.

Já no Rio, se sobressaiu e ganhou uma bolsa ao final do cursinho. Como era bom de desenho, acabou descobrindo a Arquitetura e ingressou na Faculdade Nacional de Arquitetura (UFRJ), na Ilha do Fundão. Foi nessa época que se apaixonou pelo Cacique de Ramos.

Marcelo voltou para Cuiabá em 1976, se dedicou à Arquitetura, mas foi se envolvendo cada vez mais com a música. O pai era violonista autodidata, um dos tios cantava e era compositor de sambas, e sua irmã Dadá Maravilha (recém-falecida no Rio de Janeiro) era cantora.

Marcelo idealizou o Bloco Beleza Pura, que marcou época em Cuiabá e serviu de inspiração para outros blocos carnavalescos. “Eu era figurinista, cantor, diretor da bateria, organizador. Eu agitei o carnaval cuiabano”, diz sem falta modéstia, lembrando-se do primeiro samba-enredo original do bloco, composto por Pescuma em 1985.

Sua descoberta como cantor, no entanto, foi por acaso: “Ela [irmã de Marcelo] cantava com o Marinho e a turma do Choros & Serestas (o Chorinho), e eu tocava pandeiro. Um dia, Dadá estava rouca e pediu para eu cantar. O grupo estava se apresentando numa pizzaria no Trevo do Santa Rosa e a casa estava lotada. Eu tremi, mas cantei “A volta do boêmio” (sucesso na voz de Nélson Gonçalves) e o pessoal aplaudiu. Aí comecei a cantar com o pessoal do Chorinho e nunca mais parei”, recorda o cantor.

Depois dessa data, Marcelo montou seu repertório e criou estilo próprio. Ele não parou de cantar e continuou à frente do Beleza Pura, até um pouco antes do fim do Bloco, em 2006: “Chegamos a botar mil pessoas desfilando na avenida, mas chegou uma hora que cansei”, diz Marcelo, acrescentando que foi sua irmã Dadá a responsável por introduzir as mulheres no bloco famoso.

Serviço

O que: Show “A Música de Marcelo Beleza Pura”
Quando: 5 de dezembro (sexta-feira), ás 21h30
Onde: bar Choros & Serestas (Rua Estevão de Mendonça, nº 869, bairro Quilombo)
Quanto: R$ 15,00
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet