Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

publicação póstuma

Livro do ex-governador Garcia Neto será lançado neste domingo em Cuiabá

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Livro do ex-governador Garcia Neto será lançado neste domingo em Cuiabá
Literatura e solidariedade unem-se na noite deste domingo (07) com o lançamento de “Mato Grosso: Estado solução”. A obra é do ex-governador José Garcia Neto, falecido em 2009. O evento será na Livraria Janina do Shopping Pantanal, a partir das 18h.

Leia mais: Museu de Arte Sacra e Museu de Arte de Mato Grosso criaram catálogo com obras
Luto: ex-governador de MT José Garcia Neto morre aos 87 anos

Publicado pela editora Entrelinhas, toda a verba arrecadada com a venda do livro será revertido para a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer.

“Mato Grosso: Estado solução” relata várias passagens da vida pública de Garcia Neto. O político foi o governador vigente na época em que Mato Grosso e Mato Grosso do Sul passavam pelo processo de divisão.



“Resolvi escrever este livro para deixar registrado, para os mato-grossenses natos e os mato-grossenses por adoção, um período dos mais conturbados do Estado de Mato Grosso: Sua divisão”, escreveu Neto no prefácio da obra.

História

Indicado em 1974 pelo então presidente Ernesto Geisel, Garcia Neto assumiu o comando do Estado em 1975 e ficou no cargo de governador até 1978. Neste período, o governo Federal sancionou a lei que dividia o estado e criava Mato Grosso do Sul, porém a divisão de fato ocorreu em 1979.

Garcia Neto também já foi prefeito de Cuiabá pela UDN em 1954, quando foi eleito e acumulou o cargo de presidente da Associação dos Municípios da Amazônia Mato-grossense. Em 1960, foi eleito vice-governador de Mato Grosso pela UDN na chapa de Correia da Costa para mandato de cinco anos.



Garcia Neto também foi filiado ao partido Arena e eleito deputado federal por duas vezes, em 1966 e 1970. Logo depois, já ocupou o cargo de governador. Em 1978 foi candidato a senador, mas ficou como primeiro suplente de Benedito Canelas.

Apesar de ter nascido em Sergipe, Garcia Neto construiu sua carreira política em Mato Grosso. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Bahia, chegou no estado como funcionário do Ministério da Fazenda. Também foi professor da Escola Técnica de Cuiabá e sócio de uma construtora, além de ter dirigido o Departamento de Viação e Obras Pública (DVOP).

Serviço

Lançamento do livro "Mato Grosso: Estado solução"
Data: Domingo (07)
Horário: A partir das 18h
Local: Livraria Janina, Shopping Pantanal

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet