Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Assembléia Legislativa

Inauguração do maior teatro de Mato Grosso será na segunda-feira em Cuiabá

Foto: Widson Maradona

Inauguração do maior teatro de Mato Grosso será na segunda-feira em Cuiabá
Há poucos dias do natal, Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso ganham um presente: Nesta segunda-feira (22), será inaugurado o maior teatro do estado. A nova casa das artes cênicas recebeu o nome de “Teatro Cerrado - Zulmira Canavarros”, está localizado na Assembléia Legislativa (AL) e ficou entre os 70 maiores teatros do país.

Leia mais: Poeta cuiabano Manoel de Barros completaria 98 anos nesta sexta-feira

De acordo com a assessoria da AL, a Mesa Diretora fará a inauguração com o descerramento da placa e declarações de autoridades. Em seguida, o público irá conferir espetáculos com a dupla Nico e Lau e o ator André de Lucca; de balé clássico com o Balé Caroline e de dança regional com o grupo Flor Ribeirinha e apresentação musical com a dupla Henrique e Claudinho.

 O presidente da Casa, deputado José Riva, informa que o prédio oferecerá qualidade acústica, estrutural e estética para espetáculos artísticos dos mais diversos, tais como apresentações de mágica, óperas, consertos musicais, dança e cerimônias oficiais dos três Poderes. Além de conforto para o público geral e os portadores de necessidades especiais, o prédio contará, futuramente, com um estacionamento contíguo, com 500 vagas.



“Esse teatro é um sonho realizado do segmento cultural, com capacidade para abrigar apresentações para grandes públicos. A população vai ganhar um local belíssimo para acompanhar o trabalho de talentosos artistas mato-grossenses, de artistas nacionais e de outras nacionalidades. O teatro da AL é um presente para a sociedade”, disse. Riva ainda informou que o nome do local foi escolhido para homenagear a cuiabana que se dedicou à cultura local. Quanto ao gerenciamento do local, o presidente da AL informa que um estudo definirá o sistema.

Estrutura

Seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o prédio terá lugares especiais para obesos (12), cadeirantes (12) e outros casos que necessitem de espaços especiais (10). No total, o público contará com 774 lugares. O arquiteto responsável pelo projeto é Pedro Willi Kirst.

O sistema de acústica do prédio foi feito com mantas especiais nas paredes, nos forros e no piso, com inclinações nos forros para reflexão do som, o que permite a perfeita audição dos eventos, de forma igual, de qualquer ponto do teatro.



A “boca do palco” tem 14 metros de largura por 5,45 de altura e 11 metros de profundidade. Além disso, conta com seis metros de altura - fora da vista dos espectadores - para o recolhimento de cenário e varas, o que permitirá ao público, por exemplo, apreciar atrações que tenham elementos suspensos. O tablado do palco é elevado em 1 metro e 10 centímetros do chão – que comporta alçapões – para permitir apresentações de espetáculos de mágica.

O teatro tem dois camarins com banheiros, áreas para administração e para local para abrigar o material dos espetáculos. Tem também espaço com área de 150 metros quadrados para treinamentos, oficinas, testes, aquecimentos.

Serviço

Inauguração do Teatro Cerrado - Zulmira Canavarros
Data: Segunda-feira (22)
Horário: 19h30
Local: Assembléia Legislativa

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet