Olhar Conceito

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Notícias / Literatura

Escritor difama sociedade literária e é encontrado morto e estripado em casa abandonada

Da Redação - Stéfanie Medeiros

29 Dez 2014 - 09:05

Foto: Reprodução

Londres durante o inverno é o cenário do romance

Londres durante o inverno é o cenário do romance

O título desta resenha pode ter assustado o leitor e, ao mesmo tempo, despertado o interesse e curiosidade. Quando formamos a cena descrita na nossa mente, por um motivo ou outro, buscamos mais informações sobre o que aconteceu. É assim que nos sentimos ao avançarmos pelas 464 páginas do livro “O bicho-da-seda”, de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling (autora de Harry Potter). 

Leia mais:
Confira quem foi o vencedor do sorteio de um exemplar do livro "I Love New York"

O livro não é exatamente uma sequência, mas dá continuação ao universo do detetive Cormoran Strike e sua assistente e futura detetive, Robin. Depois de ter resolvido o assassinato da jovem e famosa modelo Lula Laundry em “O chamado do Cuco”, Cormoran ganhou visibilidade e uma lista de clientes abastados que pagam bem.

Cormoran, que perdeu sua perna em uma explosão enquanto estava no exército, sente falta de casos que não se tratem de infidelidade conjugal. E é neste momento que a excêntrica Leonora entra em seu escritório. Sem modos e noção das regras sociais, Leonora Quine tem apenas um pedido: Que Cormoran encontre seu marido e o faça voltar para casa.

O marido, Owen Quine, é um escritor frustrado de meia idade que causou uma verdadeira comoção na sociedade literária de Londres com seu novo manuscrito. Na obra grotesca, Owen satiriza todos os poderosos das editoras e agências literárias. Frustrado por nenhuma editora aceitar seu manuscrito, Owen desaparece por alguns dias, coisa que sua esposa afirma ser comum.

Mas então o corpo de Owen Quine é achado em uma casa abandonada com o rosto desfigurado e o intestino removido em um assassinato grotesco e violento. Strike então tem que, mais uma vez, desvendar um crime misterioso sem muitas pistas para ajuda-lo.

Na melhor narrativa de Rowling, o romance é uma leitura rápida e leve em meio a uma Londres chuvosa e fria. A autora nos leva a pubs, festas literárias e nos mostra uma Londres idealizada com um toque de mistério e morbidez.

Sarcasmo e uma pitada de consciência social também envolvem a história de “O bicho-da-seda”. Por exemplo: Enquanto os clientes de Strike gastam milhares de libras somente para provar uma traição, o detetive particular precisa contar nos dedos às vezes que pega táxis e almoça fora de casa.

Para aqueles que já gostam do gênero, é uma boa pedida para as férias. E, caso você pertença ao grupo que nunca se interessou por este tipo de história, “O bicho-da-seda” pode ser uma porta de entrada para este universo de assassinos misteriosos e pistas perdidas.

Informações Técnicas

Título O Bicho-da-Seda
ISBN 9788532529497
Páginas 464
Edição 1ª
Formato Livro
Editora Rocco
Ano 2014
Assunto Literatura Estrangeira - Romances
Idioma Português

 

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet