Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

primeira dieta do ano

Confira dicas de um nutricionista para voltar à rotina no começo de 2015

Foto: Reprodução

Confira dicas de um nutricionista para voltar à rotina no começo de 2015
Esta é, para muitos, a primeira semana “útil” do ano. Depois das festas de natal, ano novo, e das férias, é normal sentir-se inchado e, muitas vezes, ganhar um quilos a mais. O desespero do começo do ano, no entanto, não pode acarretar em dietas radicais. Segundo a nutricionista Andréia Manetti Previero, responsável pelo programa de emagrecimento online “Dieta e Saúde”, o que se deve buscar é o equilíbrio.

Leia mais: 
Dormir com maquiagem causa espinha e envelhecimento, diz dermatologista
O que fazer para curar a ressaca do Reveillon? Confira as dicas!

Andréia afirma que o melhor é se alimentar normalmente, com maior número de refeições e volumes menores. “o ano está apenas começando e os exageros das últimas semanas não devem ser compensados por jejum ou por restrições alimentares, pois essas ações podem levar ao excesso alimentar nas refeições seguintes", explica.

Confira as dicas da nutricionista para combater os excessos e começar 2015 na linha:

1) Estipular horários para as refeições: “O ideal é comer sempre de três em três horas. Por isso, faça no mínimo cinco refeições por dia. Lembre-se que o café da manhã, o almoço e o jantar são as principais refeições e os lanches da manhã e da tarde devem fazer parte da sua rotina alimentar. Estipule os horários para realizar as refeições, evitando assim beliscar alimentos em outros momentos", explica Andréia.

2) Dar preferência a alimentos naturais: "Frutas, legumes e verduras são os alimentos mais ricos em vitaminas e minerais. Por isso são nutritivos e devem ser inseridos na alimentação diária", lembra a nutricionista, "No café da manhã, o consumo de frutas in natura com aveia, linhaça, granola ou chia, frutas desidratadas, saladas de frutas, sucos naturais, vitaminas e iogurtes com frutas são ótimas opções. No almoço e no jantar, consuma verduras e legumes, como acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa, salsão, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, entre outros de acordo com a preferência pessoal. Nos lanches intermediários é interessante o consumo sortido de oleaginosas. Por exemplo, uma unidade de castanha do Brasil, uma de castanha de caju, duas unidades de nozes, três unidades de avelã e três de amêndoas".

3) Consumir alimentos integrais: "As fibras presentes nos alimentos integrais aumentam a saciedade, sendo interessantes para redução das quantidades dos alimentos ingeridos. Então, introduza alimentos integrais como arroz, pães, massas, biscoitos e tortas integrais em sua alimentação", sugere Previero.

4) Anote os alimentos que consumir: "Escrever os alimentos consumidos é uma maneira de ter controle sobre a alimentação, além de ser possível identificar os erros e excessos alimentares. A partir dessa anotação é possível buscar melhorias na alimentação visando uma dieta de mais qualidade", diz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet