Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

oportunidade

Dia do Leitor: baixe gratuitamente 10 clássicos da literatura brasileira

Foto: Reprodução

Dia do Leitor: baixe gratuitamente 10 clássicos da literatura brasileira
Hoje, dia 7 de janeiro, comemora-se no Brasil o Dia do Leitor. Uma ótima ocasião para celebrar as boas viagens por meio dos livros. Pensando nisso, o Google Play selecionou dez grandes obras da literatura brasileira que podem ser baixadas gratuitamente na plataforma.

Para fazer o download no tablet ou smartphone, basta clicar no link e, quando for redirecionado para página, apertar o botão “Gratuito”. Para alguns títulos, o site pode requisitar o número de cartão de crédito da sua conta do Google Play, mas você não será cobrado pela compra.

Confira os títulos:

"Dom Casmurro", de Machado de Assis - A obra gratuita com mais downloads no Google Play Brasil em 2014 conta a história de Bento e de como ele acabou por ganhar o apelido de Casmurro (teimoso, cabeçudo) devido a um
grande conflito vivido por ele, sua mulher, Capitu, e seu melhor amigo, Escobar.

"A Pátria de Chuteiras", de Nelson Rodrigues - Louco por futebol, o escritor falava sobre o tema de um jeito apaixonado e sensível e conseguia fazer um raio­x do jeito brasileiro de lidar com o esporte, como pode ser visto neste compilado de 40 crônicas publicadas entre 1958 e 1977.

"Memórias de Um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida - O livro conta a história de Leonardo, abandonado pelos pais e criado pelos padrinhos no Brasil do século XIX, durante o reinado de D. João IV. A trama, muito dinâmica e de fácil leitura, acompanha a vida do protagonista até a idade adulta, quando recebe o cargo que dá nome à história.

"Os Sertões", de Euclides da Cunha - O jornalista fez a cobertura da Guerra de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro, e relatou o que viu em forma de livro. Dividido em três partes, que descrevem o lugar, as pessoas que ele encontra pelo caminho e as batalhas travadas durante a guerra.

"O Cortiço", de Aluísio de Azevedo - Tendo como pano de fundo a ascensão de João Romão, dono do cortiço que dá nome ao livro, e a vida de alguns de seus inquilinos, a história busca mostrar como o homem pode ser influenciado pelo ambiente em que vive, mudando drasticamente para se adaptar a ele.

"O Ateneu", de Raul Pompéia - Aos onze anos, Sérgio passa a estudar no famoso internato Ateneu, longe pela primeira vez de casa e da proteção materna. No local, ele passa a lidar com situações de violência, abusos e disputas de poder, e vai aprendendo a conviver com elas.

"Somos o Brasil", de Nelson Rodrigues - Publicado em versão bilíngue (português e inglês), o livro utiliza frases e textos do autor para fazer um paralelo com o crescimento industrial e populacional ocorrido no país no século XX,
junto com passagens marcantes, como a conquista da Copa do Mundo e a fundação de Brasília.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis - Com um texto afiado e carregado de ironia, o leitor é apresentando à história de Brás Cubas, que, mesmo já estando morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida, narrando as principais aventuras e frustrações que marcaram sua passagem pela Terra.

"A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo - Apontado como o primeiro romance romântico originalmente brasileiro, a história apresenta o encontro de Augusto, namorador incorrigível, com Carolina, irmã de um de seus melhores amigos.

"História da Cidade de São Paulo", de Afonso Taunay - O livro retrata São Paulo em vários momentos, passando pela sua fundação, os conflitos, guerras e disputas políticas que envolveram a cidade e como ela foi construindo sua economia, inicialmente focada na produção rural e lentamente se transferindo para a indústria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet