Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

já passou por NY

Exposição de mato-grossense está no Museu Histórico e em fevereiro vai para a sede da ONU

Foto: Reprodução

Exposição de mato-grossense está no Museu Histórico e em fevereiro vai para a sede da ONU
No mês de janeiro, o Museu Histórico de Mato Grosso recebe a exposição “Arte em defesa dos animais”, de Victor Hugo dos Santos. Além das obras expostas, o artista, natural de Itiquira e que mora em Cuiabá há 40 anos, vai dar oficinas de desenho e pintura todas as quartas-feiras para crianças “de todas as idades”.

Leia mais:
Exposição coletiva "Arte Fecundo Cerrado" é prorrogada e visitação acontece até dia 31
Capucine Picicaroli lança mais uma exposição inédita na Casa do Parque

A história das obras de arte é antiga. Victor idealizou o projeto em 2008 e desde então já expôs no Parque Mãe Bonifácia, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, em Nova York e diversos outros locais. Em fevereiro, o destino das obras é a sede da Organização das Nações Unidas.

É um projeto itinerante e interativo. Enquanto estava nos parques,as obras foram distribuídas em todo o espaço, com distância de cem metros entre cada uma: “A ideia era colocar as obras ali no parque mesmo, e a pessoa que estivesse andando ia se surpreendendo com cada bicho que via”, explica o artista plástico. Em uma tenda separada estavam os folders que explicavam a proposta do trabalho, as informações sobre a importância de proteger os animais em seu habitat natural, sem intervenção do homem.

“Eu queria fazer algo em prol da sociedade, e não só para enfeitar a sala”, comentou Victor. Sua vontade se concretizou e o projeto cresceu. Além das obras, ele criou um livro interativo para crianças, em que traz informações sobre cada animal. “Eu tive ajuda dos biólogos da SEMA para fazer o kit, e depois fiz algumas páginas somente com o contorno para as crianças colorirem”, conta.

O kit foi entregue em escolas não só em Cuiabá e no Brasil, mas também nos Estados Unidos, na Alemanha e diversos outros países. “Eu faço isso com apoio do governo e de algumas empresas, mas faço tanto no Jardim Vitória quanto na Alemanha”, falou Victor. “Hoje são cerca de 80 países que querem o material, e tudo isso sem divulgação”.

O público-alvo escolhido, as crianças, são para Victor Hugo os que mais se interessam pelos animais: “As crianças sempre querem tocar, quando vêem as obras elas gostam. O Pato Donald, por exemplo, tem 120 anos e ainda encanta as crianças”.

São, no total, 30 obras que ficam expostas no Museu Histórico até dia 31 de janeiro, e as oficinas acontecem às quartas-feiras das 14h às 17h, gratuitamente. O Museu se localiza na Praça da República, 131, Centro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet