Olhar Conceito

Notícias / Artesanato

Cuiabano decide trabalhar fazendo pipas artesanais e já vende cinco mil por mês

Da Redação - Isabela Mercuri

21 Jan 2015 - 12:00

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Cuiabano decide trabalhar fazendo pipas artesanais e já vende cinco mil por mês
O amor pelas pipas, assim como o de muitos meninos, veio desde criança. Mas João Deodete Gomes das Neves Filho decidiu transformar a paixão em profissão quando amigos e vizinhos começaram a se interessar pelo que ele produzia.

Leia mais:
Artesã deixa trabalho fixo de 14 anos para se dedicar ao que ama e abre loja de bonecas de pano
Comunidade de Mata Cavalo recebe assessoria do MT Criativo para melhorar comércio

Dono de uma empresa de decoração, há um ano e quatro meses ele decidiu começar a vender pipas. Criou, então, a “Casa das Pipas”, nome escolhido porque é a sua própria casa que ele as vende. “No começo minha mãe teve medo, porque iria aumentar muito o fluxo de pessoas aqui. Mas eu costumo sempre conversar com cada cliente e sou amigo de todos”, explica o comerciante.

Depois da criação da marca, João passou a carimbar as pipas com o nome e telefone para vendas. Aos poucos, criou uma equipe de divulgação e está sempre nos diferentes bairros de Cuiabá e Várzea Grande falando sobre seu trabalho.

João produz cerca de duas mil pipas por semana, e vende cinco mil por mês. Por este motivo, sempre tem muitas em estoque: “Não precisa fazer encomenda, eu sempre tenho umas mil aqui em casa”, comenta. Ele produz todas as pipas sozinho, e conta que aprendeu apenas olhando os outros fazerem.



Os preços variam de R$2 a R$4, e as vendas – por enquanto – são feitas apenas para pessoas físicas. Apesar disso, com o boca-a-boca, o comerciante afirma que todos os dias surgem dois ou três clientes novos.

No futuro, ele pretende abrir uma loja para vender as pipas: “Eu só não abri ainda porque estou procurando um espaço aqui no bairro e não achei”. Atualmente, João – que vive no Campos Elísios – tem clientes mesmo nos bairros mais distantes do dele, como o CPA.

Seus clientes tem em média mais de 20 anos de idade e são, em sua maioria, homens. “Eu tenho cliente de até 70 anos”, comenta.

Encontros

Nos meses de abril a dezembro, depois das férias, João se encontra todos os finais de semana com um grupo de pessoas somente para soltar pipa. Ele conta que são 60 no grupo do Whatsapp, mas sempre aparecem cerca de 200 pessoas. “Agora nós estamos com um projeto de construir mais praças e lugares onde as pessoas possam se divertir”, comenta.

Quando questionado sobre a importância da pipa na vida das crianças que ele atende, ele conta que muitas que viviam fazendo “coisas erradas” na rua, depois que entraram no grupo, pararam. “Eu falo que se pegar subindo no telhado dos outros eu não vou mais vender pipa nem dar, e aí eles param”, explica João. Ele fala que nos outros bairros, quando acontecem os encontros, é mais difícil controlar as crianças, “mas com o tempo a gente consegue”.

Outra história interessante é a de uma empresária que, certa vez, comprou vinte pipas e levou para o Parque Mãe Bonifácia para dar para as crianças que encontrasse. “Hoje em dia você não vê mais as crianças na rua, o mundo virtual está dominando e é bom resgatar isso”, finaliza.

Localização


A casa de João fica na Travessa General Mello, atrás da seguradora HDI, número 8. Perto do cruzamento da Av. Carmindo de Campos com a General Mello. Informações: (65) 9911-2656.

17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • MARCIA
    31 Jul 2018 às 15:22

    sucesso irmão

  • Caroline
    25 Abr 2018 às 14:04

    Gostaria de saber se vocês dão pipa para trabalhar em casa 11931452242

  • Lucimar
    16 Set 2017 às 11:58

    Vc faz pra revenda se fizer estou interessada

  • Sérgio
    05 Jul 2017 às 10:38

    Amigo eu trabalho com esse tipo de papel no corte e recorte 80 tipos caso aja interesse zap 21987909939

  • ARIANE FERREIRA DOS SANTOS
    16 Jun 2017 às 21:38

    você vende pipas para revenda meu whasap 964378040

  • Caroline dos santos alves
    04 Out 2016 às 22:24

    Meu nome é Caroline dos Santos Alves moro aqui no Nélia tenho 18 anos gostaria de saber como pegar pipas para trabalhar em casa vou deixar o meu número do celular aqui 11969986227

  • christofer
    04 Ago 2016 às 15:56

    queria saber se voces estao pasando material para montagem de pipas em casa c puder me responda

  • João deusdete
    25 Mar 2016 às 23:43

    Mando para todo Brasil vendo tbem no atacado e tenho nota fiscal 65 9293-9390

  • Davi
    15 Dez 2015 às 20:48

    As pipas são muito bunitas e as carretilhas são muitas legais

  • vanderlei
    05 Nov 2015 às 08:30

    voce vende no atacado para o df

Redes Sociais

Sitevip Internet