Olhar Conceito

Sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Notícias / Astrologia

Em 2015 será possível ver Júpter, Saturno e Vênus no céu, além de um eclipse total

Da Redação - Isabela Mercuri

21 Jan 2015 - 17:23

Foto: Reprodução

Em 2015 será possível ver Júpter, Saturno e Vênus no céu, além de um eclipse total
Para quem gosta de admirar o céu e os fenômenos astronômicos, o ano de 2015 será uma grande oportunidade. Segundo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional e colaborador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), mesmo sem luneta ou telescópio será possível observá-los.

Leia mais:
Nasa divulga imagens da primeira erupção solar detectada em 2015
Com quem está a sorte neste domingo? Confira o horóscopo dos candidatos ao governo de MT

Ele afirma que no início de fevereiro será possível ver com facilidade o planeta Júpiter, um dos mais brilhantes do céu noturno e que tem tom ligeiramente amarelado.

“A oposição de Júpiter se dará em seis de fevereiro, quando ocorrerá o alinhamento: Sol-Terra-Júpiter. Isso permitirá que ele chame bastante a atenção dos observadores, pois será visível durante quase toda a noite. Além disso, no dia três, ele estará em conjunção com a Lua. Ou seja, "próximo" ao nosso satélite natural, ajudando ainda mais na sua identificação” revela Jair.

Ainda em fevereiro o planeta Saturno também vai aparecer. Famoso pelos seus anéis, o astro aparecerá de madrugada, no lado nascente, na constelação do Escorpião. “E em 13 de fevereiro, antes de clarear o dia, a Lua vai compor com o planeta e a estrela Antares (o coração do Escorpião) um belo triângulo no céu”, explica.

“Para facilitar a identificação, Antares estará à direita da Lua. E Saturno vai estar acima. Essa posição vai valer praticamente para todo o Brasil. Ao visualizar o fenômeno, seguindo as estrelas à direita da Lua e de Saturno, será possível observar facilmente a forma estilizada do Escorpião”.

O planeta Vênus também terá boa visibilidade, já que ele está saindo de trás do sol: “No dia 6 de junho, teremos sua elongação máxima (maior ângulo Terra-Sol-Vênus) nessa temporada, 45°, no poente, o que favorecerá a sua observação”, comenta o astrônomo.

Além do campo dos planetas, outros fenômenos observáveis serão os movimentos da lua junto com as estrelas. “Uma delas se dará com a gigante vermelha Aldebaran, a mais brilhante da constelação do Touro. A lua passará no final de janeiro, dia 29, bem "perto" dela no céu no lado norte, visível já ao escurecer . Também conseguiremos ver as chamadas “Três Marias”, que formam o cinturão de Órion, olhando nas proximidades da conjunção acima”, explica Jair.

No dia 28 de setembro, acontecerá um eclipse lunar total. Ou seja, a lua passará pela sombra do planeta Terra no espaço: “Nessa região, ela recebe somente a luz refratada e filtrada pela atmosfera terrestre proveniente do Sol. Isso dá à lua, em boa parte dos eclipses, uma tonalidade avermelhada, de forma mais ou menos acentuada conforme a composição de nossa atmosfera na ocasião”, finaliza.

28 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ana
    21 Jan 2016 às 04:13

    Bom dia hoje la pelas 4:45 vi uma estrela amarela muito brilhante do lado nascente. Alguem mais viu?21/01/2016

  • Sergio Kraemer
    08 Nov 2015 às 12:31

    Eu curti essa perfeição na bala e bo lds 😱😱😱

  • jussara
    05 Out 2015 às 05:10

    Oi, vi uma estrela muito grande, maior tipo Venus , do lado Norte, as 5horas e 15 da manhã. Achei muito grande, pensei que fosse um poste de sinal de telefonia, mas era uma estrela grande.

  • fatima
    01 Out 2015 às 11:59

    Bõa tarde,na madrugada do dia28/09/2015 , vi uma estrela enorme prateada perto da lua , alguém mais viu este fenômeno?

  • Carlos Alexandre de Lima
    29 Set 2015 às 11:25

    Quando vai ser esse Eclipse ?

  • edson junior
    28 Set 2015 às 04:59

    Olá gente hoje dia 28/09/2015 na madrugada vi uma estrela enorme com um tom vermelho abri a janela de casa e levei um susto por favor quero saber se essa estrela e a anã marron a que deixa a terra em perigo por favor me respondam estou preocupado estou no Brasil perto do esmisferio sul?

  • thaisa
    31 Ago 2015 às 20:40

    mas que dia 4/8/2015 em ?

  • Luiz armando
    29 Ago 2015 às 22:49

    Agora a noite por volta das 23:30h, sentido oeste vi no céu duas estrelas bem próximas da outra. Agradecemos e bem vermelha em baixo e uma pequena em cima. Isto já havia ocorrido a um mês atrás mais ou menos. Alguém pode explicar que estrelas são estas. E agora são 23:49 e já não estão mais visíveis.

  • Bruno
    28 Jul 2015 às 18:21

    Hoje dia 28/07/2015 logo ao anoitecer pude perceber duas estrelas uma de maior brilho e outra de menor ambas estavam alinhadas sendo q a de maior brilho estava a esquerda da de menor brilho elas estavam em pouco movimento decendo atraz da minha casa mais derrepente a estrela de maior brilho começou a se ofuscar ate um ponto em que nao dava mais pra observa a estrela que estava ao lado dessa fico estatica parda e em cerca de 5 minutos o brilho da estrela maior volto rapidamente e derepente ambas começaram a se movimentar rapidamente para baixo ate nao der mais para mim observa por esta atraz da minha casa

  • CLAUDIO ELIAS DO NASCIMENTO/irmão claudinho
    20 Jul 2015 às 00:08

    É UM CANHÃO DE LUZ ESPECIAL APONTADO AO CÉU O HOMEM BRINCANDO DE SER DEUS JA ESTA APARECENDO OUTRA PROXIMA ¡ *

Redes Sociais

Sitevip Internet