Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Museu de Arte Contemporânea expõe acervo da USP e tem mostra de Samson Flexor

 O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) começa o fim de semana com duas novas exposições. Como parte das comemorações dos 80 anos de criação da universidade, foi aberta uma exposição conjunta que usa o acervo dos quatro museus da instituição. Também está aberta uma mostra com 35 obras, entre desenhos e pinturas, de Samson Flexor.

Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades Diversas tem 227 itens entre obras, objetos e espécimes. A mostra reúne peças do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), do MAC, do Museu Paulista e do Museu de Zoologia. A exposição busca fazer uma conexão entre os acervos, mostrando a proximidade apesar das áreas do conhecimento e da cultura tão diferentes em que atuam.

Traçados e Abstrações apresenta a trajetória de Flexor a partir de 1948, quando veio morar em São Paulo. Natural da região que atualmente faz parte da Moldávia (Europa Oriental), o artista, nascido em 1907, estudou na Bélgica e em Paris. Quando esteve na França, chegou a fazer parte da resistência contra o nazismo.

Os desenhos foram agrupados de maneira a mostrar como o pensamento artístico de Flexor se constrói. “Os desenhos indicam relações evidenciadas no próprio percurso de Flexor. O título da mostra nasceu da observação desse segmento que, por meio de muitas aparências do seu pensamento, multiplicaram formas, planos e espaços”, explica a curadora Carmen Aranha.

Os trabalhos elaborados com lápis grafite e tinta nanquim ajudam a compreender o processo de produção do artista à época em que conduziu o Ateliê Abstração. O espaço, que funcionava na própria casa de Flexor, era um laboratório de pesquisas dedicadas a forma e a cor. “Ao observá-los, somos levados a perceber que a arte é resultado de trabalho meticuloso, dedicação ao exercício do fazer e, especialmente, uma busca constante por uma linguagem que se desenvolve ao longo do tempo”, ressalta a curadora sobre os desenhos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet