Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

carnaval

Governo do Estado adere a campanha contra DSTs e vai distribuir preservativos e testes

Foto: Reprodução

Governo do Estado adere a campanha contra DSTs e vai distribuir preservativos e testes
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aderiu à campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a AIDS, do Ministério da Saúde. A estratégia é combinar “camisinha + teste + medicamento”. O slogan “Eu me previno, eu me testo, eu trato, eu brinco carnaval com responsabilidade”, mostra o objetivo da campanha em incentivar o uso de preservativo, fazer o teste e aderir ao tratamento precocemente.

Leia mais:
Cuidados no carnaval: Evite voltar das festas com uma Doença Sexualmente Transmissível
Cosméticos veganos são opção para quem não usa produtos de origem animal

A campanha foi criada para o período do carnaval, quando aumentam os riscos de contaminação por DSTs. Segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), do Ministério da Saúde, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Usar preservativo durante as relações sexuais é o método mais eficaz de prevenir as DSTs. Por esse motivo, serão distribuídos preservativos e testes gratuitamente nos municípios participantes do projeto.

De acordo com a Assessoria, em Mato Grosso, de 2007 a 2014 foram notificados 5.643 casos de Aids na população geral. Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande estão entre os municípios que tiveram mais registros da doença, com 1.330 casos, 652 casos e 616 casos, respectivamente, totalizando 46,03% das notificações.

Dentre os jovens de 15 a 29 anos, foram 1.497 casos em todo estado, o que corresponde a 26,52% do número notificações. Destes, foram 325 casos em Cuiabá, 178 em Rondonópolis e 158 em Várzea Grande, o que significa 44,15% dos casos notificados nesta população.

“O diagnóstico precoce do HIV e outras DSTs é importante para manter a doença sob controle e garantir maior qualidade de vida ao paciente, através do tratamento”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Flávia Guimarães Dias.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet