Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

de olho na saúde

Saiba quais são os melhores e os piores tipos de sapato para curtir o carnaval

Foto: Reprodução

Saiba quais são os melhores e os piores tipos de sapato para curtir o carnaval
Além dos cuidados com alimentação, sexualidade e exageros na bebida, existe uma parte do corpo que é normalmente esquecida por quem vai curtir o carnaval, mas é muito importante: os pés. Eles suportam grande parte do desgaste físico do corpo.

Leia mais:
Saiba onde levar as crianças para curtir o carnaval em Cuiabá
Grito do Rock acontece nesta sexta-feira em Cuiabá; Confira programação completa!

Antes de tudo, é importante fazer alongamento: “Uma boa prática de alongamentos antes de qualquer folia pode ser decisivo na prevenção de lesões: estes estimularão a lubrificação correta das articulações e o funcionamento adequado da musculatura, permitindo que o corpo realize movimentos de danças, com menor risco”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras em Teixeira de Freitas, Wagner de Carvalho.

Depois disso, a escolha do calçado adequado também é imprescindível. A melhor opção são os tênis: “O exemplo de sapato ideal para curtir as festas é o tênis de ginástica: levemente mais alto atrás, com sistema de amortecimento. Outros exemplos que podem ser combinados são as sapatilhas e os mocassins que protegem bem os pés”, afirma o professor do curso de Fisioterapia da Unopar, Carlos Eduardo de Carvalho.

Os sapatos de salto alto, queridos por muitos, por outro lado, pode causar grandes lesões quando usados por muito tempo:“O salto alto desloca o centro de gravidade para frente e transfere o peso do corpo para o ante pé, o que pode causar o encurtamento da fáscia plantar e causar dores”, afirma Wagner. No entanto, quem não abre mão deste tipo de sapato deve seguir algumas dicas: “São recomentados saltos altos de, no máximo, três centímetros, confortáveis e arejados”, alerta a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unic, Maria Amélia Gonçalves. Outra opção são as sandálias amarradas no tornozelo ou sapatos fechados, que oferecem segurança para os pés.

A dor que fica nos pés após a festa pode ser suavizada com algumas técnicas: “Colocá-los em uma bacia com água e gelo por cinco minutos e massageá-los ajuda a reduzir as dores”, recomenda Wagner. “Ao acordar, antes de voltar à folia, procure andar um pouco descalço para a recuperação da musculatura”, finaliza o professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Henrique Vieira.

Os “mocinhos” e os “vilões” dos pés

Mocinhos

Tênis: além de proteger os pés, o tênis geralmente é confortável e ajuda na absorção de impacto.
Salto Central: o salto que começa do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. O modelo ainda permite que os dedos fiquem confortáveis.
Salto Quadrado: o modelo é o eleito pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por um longo período do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

Vilões

Plataforma:o salto oferece grande risco de entorse em inversão ou eversão, que na maioria das vezes são acompanhadas de fratura na área do tornozelo.
Chinelos e rasteiras: como deixam os pés soltos, o risco de traumas e ferimentos é grande.
Salto Agulha: o vilão dos vilões, pois causa desequilíbrio e tensão muscular.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet