Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artesanato

museu de arte sacra

Aula de artesanato ensina a fazer oratórios com materiais recicláveis

Foto: Da Assessoria/ Protásio de Morais

Aula de artesanato ensina a fazer oratórios com materiais recicláveis
Para aqueles que gostam de artesanato com temática religiosa, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso abre oficina para o público interessado em aprender oratórios. A  primeira aula será neste sábado, 14, na sede do Museu que fica na Praça do Seminário.

Leia mais: 
Estudante de Ciências Sociais faz pintura em cerâmica e obtém sucesso na exposição

De acordo com a assessoria, as aulas serão ministradas pela artesã e jornalista Sandra Barbosa. O objetivo é explorar todos os potenciais criativos, dando prioridade a materiais recicláveis descartados que ser tornariam lixo ou facilmente encontrados em casa. Caixa de papelão, de leite, embalagens de xampu, cola, tesoura, tecidos de várias cores e estampas, EVA, papel, caixotes de madeira, bicos de renda, flores, cola glíter, tinta, papel de embrulho ou de presente vão ser matéria prima para peças artísticas. A oficina segue nos dias 21 e 28.

De acordo com a diretora técnica do Museu de Arte Sacra, Tulasi Santos, as aulas vão além do simples aprendizado. “Unindo a tradição à arte terapia - diferente da terapia ocupacional -, tem como intenção proporcionar aos participantes a experiências de criação, autoconhecimento e crescimento pessoal, pois as atividades aguçam a criatividade, promovendo a harmonia, espontaneidade, coordenação motora, motivação, desinibição, entre outras”, Tulasi destaca os pontos positivos. “As atividades serão realizadas no próprio museu para pessoas de qualquer idade, desde que tenham interesse em aprender e passar suas tardes aqui conosco”, completa.

De quebra, os participantes aproveitam para conferir a exposição “Oratórios”, que traz 10 peças oriundas da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá demolida em 1968, da Igreja do Rosário e Capela de São Benedito e outros procedentes de doações, todos com características distintas entre pinturas, formatos, detalhes de talhas, bem como os objetos sobrepostos internamente, a exemplo das imagens e crucifixos.

Segundo ela, a oficina também tem como objetivo ajudar a preservar uma tradição que chegou ao Brasil junto com os portugueses. O primeiro oratório que chegou ao Brasil veio na expedição de Pedro Álvares Cabral e trazia a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança. Durante os séculos XVIII e XIX os oratórios foram peças fundamentais em praticamente todas as residências do país, expressando a religiosidade da família. No decorrer do tempo os oratórios que representavam a fé e devoção, tornaram-se belíssimos ornamentos de decoração para residências dos mais variados estilos.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães.
 
Serviço:

Oficina de produção de oratório, gratuita!
Dias 14, 21 e 28, às 14 horas
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Praça do Seminário, ao lado da Igreja Bom Despacho
telefone: 3056-6285
Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição pelo blog do MASMT (museudeartesacramt.blogspot.com) ou no próprio Museu.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet