Olhar Conceito

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Notícias / Artesanato

Aula de artesanato ensina a fazer oratórios com materiais recicláveis

Da Redação - Stéfanie Medeiros

14 Fev 2015 - 14:53

Foto: Da Assessoria/ Protásio de Morais

Aula de artesanato ensina a fazer oratórios com materiais recicláveis
Para aqueles que gostam de artesanato com temática religiosa, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso abre oficina para o público interessado em aprender oratórios. A  primeira aula será neste sábado, 14, na sede do Museu que fica na Praça do Seminário.

Leia mais: 
Estudante de Ciências Sociais faz pintura em cerâmica e obtém sucesso na exposição

De acordo com a assessoria, as aulas serão ministradas pela artesã e jornalista Sandra Barbosa. O objetivo é explorar todos os potenciais criativos, dando prioridade a materiais recicláveis descartados que ser tornariam lixo ou facilmente encontrados em casa. Caixa de papelão, de leite, embalagens de xampu, cola, tesoura, tecidos de várias cores e estampas, EVA, papel, caixotes de madeira, bicos de renda, flores, cola glíter, tinta, papel de embrulho ou de presente vão ser matéria prima para peças artísticas. A oficina segue nos dias 21 e 28.

De acordo com a diretora técnica do Museu de Arte Sacra, Tulasi Santos, as aulas vão além do simples aprendizado. “Unindo a tradição à arte terapia - diferente da terapia ocupacional -, tem como intenção proporcionar aos participantes a experiências de criação, autoconhecimento e crescimento pessoal, pois as atividades aguçam a criatividade, promovendo a harmonia, espontaneidade, coordenação motora, motivação, desinibição, entre outras”, Tulasi destaca os pontos positivos. “As atividades serão realizadas no próprio museu para pessoas de qualquer idade, desde que tenham interesse em aprender e passar suas tardes aqui conosco”, completa.

De quebra, os participantes aproveitam para conferir a exposição “Oratórios”, que traz 10 peças oriundas da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá demolida em 1968, da Igreja do Rosário e Capela de São Benedito e outros procedentes de doações, todos com características distintas entre pinturas, formatos, detalhes de talhas, bem como os objetos sobrepostos internamente, a exemplo das imagens e crucifixos.

Segundo ela, a oficina também tem como objetivo ajudar a preservar uma tradição que chegou ao Brasil junto com os portugueses. O primeiro oratório que chegou ao Brasil veio na expedição de Pedro Álvares Cabral e trazia a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança. Durante os séculos XVIII e XIX os oratórios foram peças fundamentais em praticamente todas as residências do país, expressando a religiosidade da família. No decorrer do tempo os oratórios que representavam a fé e devoção, tornaram-se belíssimos ornamentos de decoração para residências dos mais variados estilos.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães.
 
Serviço:

Oficina de produção de oratório, gratuita!
Dias 14, 21 e 28, às 14 horas
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Praça do Seminário, ao lado da Igreja Bom Despacho
telefone: 3056-6285
Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição pelo blog do MASMT (museudeartesacramt.blogspot.com) ou no próprio Museu.


0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet