Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

LIVROS EM CONTA

Livros variados com descontos caem na graça de pais e filhos

Foto: Lidiane Barros

Livros variados com descontos caem na graça de pais e filhos


O domingo foi dia de barganhar livros. Pelo menos, para a pequena Sofia, de 4 anos, que voltava à Feira do Livro Ciranda Cultural instalada no Pantanal Shopping pela segunda vez. Na primeira, saiu de lá com a sacola cheia: foram seis! Na segunda visita, conquistou mais um. Desta vez, convenceu a avó, Ângela Borges, a comprar uma maleta rosa que continha histórias de princesa e adesivos, estes, pelo que se percebe, é um atrativo para muitos leitores mirins.

Sofia é apenas uma entre centenas de crianças agitadas que no final de semana corriam os olhos atentos fitando as capas coloridas e manuseando livros com detalhes curiosos, de capas metalizadas e brilhantes a estojos em que se aprende a fazer mágica. A menina começa a aprender o desenho das letras, mas antes de ser alfabetizada de fato, pode contar com o incentivo da família para estimular o hábito. A tia, estudante de veterinária, Ohana, 21 disse que deixa de lado os livros da faculdade para se aventurar pelos mundos da fantasia das princesas, já que os lê para Sofia. A avó, Ângela Borges, diz que sempre incentivou os filhos. “Sempre gostei de ler livros e sempre orientei meus filhos para a leitura e é isso que eu faço com minha neta também, afinal nesse mundo tomado pela tecnologia, é preciso voltar às origens. A Sofia, por exemplo, pega o meu iPad e sabe fazer mais coisas que eu”, se diverte Ângela. 

Esta é a primeira feira de livros que Sofia freqüenta. Não é de se duvidar que hábitos como este reforcem o “nascimento” de uma leitora. Pesquisas pedagógicas do mundo todo dão conta que a leitura regular ajuda o leitor a se familiarizar com o mundo da escrita e a torná-lo descomplicado e sim, facilita a alfabetização. A leitura é o principal suporte para o aprendizado na escola.

São inúmeros os benefícios da leitura: a criança aprende melhor, pronuncia e escreve de maneira correta as palavras e se comunica melhor com o mundo. Foi isso que Adriano Peterson, pai de Giovana, de 8, percebeu. “Ela gosta de ler e o reflexo é visível. Por vezes ela diz palavras inusitadas, tem um vocabulário diferente e as suas palavras têm todo o sentido, eu me surpreendo”. Ele conta ainda que na escola de Giovana há uma competição de leitura. “Quem ler mais ganha uma premiação. No mês de fevereiro ela foi a leitora do mês”. A mãe, Juscimara se orgulha: “São três livros por semana”. Até a entrevista, Giovana já tinha escolhido a cota da semana.

A feira é uma boa opção para os leitores mirins, já que Cuiabá é uma cidade carente deste tipo de atividades, tanto por contar com poucos lançamentos locais do gênero, quanto a oportunidades de adquirir livros a preços mais em conta. De acordo com o coordenador da feira que é itinerante e deve circular por várias capitais brasileiras, Edson Vitorino, o evento literário é voltado para o público em geral. “Ele foi criado para desenvolver na criança o hábito da leitura. Mas então, disponibilizamos uma diversidade de livros e o que é melhor, com descontos que chegam a 60%. Temos livros de R$ 3 a R$ 80. São clássicos da literatura, livros pedagógicos para professores, de literatura infantil, de pintura e até do corpo humano, bom para estudantes de Medicina”. Segundo ele, mais de mil pessoas passam pela feira diariamente. Como a feira não terminou, não dá para precisar o número de vendas, mas ele assegura que os leitores ávidos por aumentar suas coleções chegam a levar em média 5 livros.

Ao todo, são cerca de 70 mil exemplares da Editora Ciranda Cultural, das mais diversas áreas. Além dos livros citados por Edson, há títulos para adultos, os de arquitetura, decoração, xadrez, negócios, política, guia de viagens, dicionários (inglês, português e espanhol) e filosofia, entre outros.

Os tamanhos, formatos e material também são variados: há maletas promocionais; emborrachados; sonoros; escreve e apaga; megalivros de atividades; minienciclopédias; pop-up (figuras que saltam da página); cartonados (folhas mais grossas, que facilitam o manuseio pelas crianças) e escola mágica (que pode ser folheado todo em branco, com desenhos de linhas pretos ou todo colorido). Boa pedida!

A Feira segue até o dia 5 de maio e não cobra entrada para visitação. Funciona no horário comercial do Pantanal Shopping. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet