Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

entrevista

Doutor fala com Olhar Conceito sobre curso de literatura regional da Academia Mato-Grossense de Letras

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Professor Agnaldo Rodrigues em sua posse na Academia Mato-Grossense de Letras

Professor Agnaldo Rodrigues em sua posse na Academia Mato-Grossense de Letras

Para aqueles que gostam de literatura e querem conhecer um pouco mais sobre a de Mato Grosso, no dia 7 de março a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) inicia o curso de literatura regional. O coordenador da atividade, o professor doutor e acadêmico Agnaldo Rodrigues conversou com o Olhar Conceito sobre o assunto.

Leia mais:
Curso de literatura mato-grossense com 13 doutores e 2 mestres está com inscrições abertas

O curso será ministrado por quinze professores, dentre eles treze doutores e dois mestres. As aulas acontecerão aos sábados até o dia 8 de abril. Ao final das atividades, todos os participantes receberão um certificado emitido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Para fazer sua inscrição, basta pagar a taxa de R$ 150,00 a ser recolhida por meio de depósito identificado na conta corrente 23.745-0, Agência 0046-9, em favor da Academia com CNPJ 00.237.719/0001-40, no Banco do Brasil, fazendo constar nome e CPF. As aulas começarão no dia 07 de março, sábado, às 8h da manhã, no salão nobre da Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras


(Membros da Academia Mato-Grossense de Letras na posse do professor Agnaldo Rodrigues)

Confira abaixo a entrevista com o professor Agnaldo na íntegra:

Olhar Conceito: Como surgiu a ideia de oferecer um curso de literatura mato-grossense para a população no geral (mesmo pessoas de outras áreas)?

Agnaldo Rodrigues: O Curso de Extensão em Literatura de Mato Grosso surgiu com o objetivo fomentar um espaço de estudo e aquisição de conhecimento sobre a literatura e suas relações com a história e a cultura de nosso estado, pontuando aspectos desde a origem até a atualidade. Por isso, será dado ênfase aos autores e obras que delinearam os movimentos estéticos da poesia e da ficção, da arte e da critica literária ao longo da história literária e cultura de Mato Grosso. O curso constitui uma oportunidade de socialização do conhecimento sobre a nossa cultura, nos diversos momentos históricos, quando os cursistas poderão, a partir do estudo da literatura, recuperar aspectos fundamentais da imprensa, teatro, música, cinema, artes plásticas, enfim, pontos cruciais que fizeram a esfervescência cultura de Mato Grosso ao longo do tempo. Em todo esse processo, torna-se necessário lembrar a acadêmica Yasmin Nadaf, uma personalidade do mundo da literatura quem pensou o projeto nas dimensões como ele está sendo executado.

Olhar Conceito: Como foram divididas as aulas?

Agnaldo Rodrigues: As aulas estão divididas em mesas temáticas e acontecerão aos sábados, exceto o encerramento que será em uma quarta-feira, junto a outras atividades comemorativas. O início será no dia 07 de março de 2015 (sábado), com aulas somente pela manhã. Nos outros sábados, haverá atividades tanto no período da manhã quanto da tarde, com alguma exceção, como o caso do dia 04 de abril.  

Olhar Conceito: Como serão as aulas?

Agnaldo Rodrigues: As aulas, em forma de mesas temáticas, serão ministradas por professores que têm pesquisas reconhecidas sobre a literatura e a cultura de Mato Grosso, alguns pertencentes à Academia Mato Grossense de Letras e outros a UNEMAT e UFMT.

O curso, na verdade, constitui uma parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso, tendo em vista que a certificação será feita por essa IES, por meio do Centro de Pesquisa em Literatura, coordenado pelo professor Agnaldo Rodrigues da Silva, que pertence as duas instituições (UNEMAT e AML). Teremos a contribuição de reconhecidos especialistas, tais como: Elizabeth Madureira Siqueira, Fernando Tadeu de Miranda Borges, Yasmin Jamil Nadaf, Agnaldo Rodrigues da Silva, Marli Terezinha Walker, Lucinda Nogueira Persona, Franceli Aparecida da Silva Melo, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, Marinei Almeida, Isaac Newton Almeida Ramos, Everton Almeida Barbosa, Maria Cristina de Aguiar Campos, Rosana Rodrigues da Silva, Leonice Rodrigues Pereira, Marta Helena Cocco e o fundamental apoio incondicional do Presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Eduardo Mahon, que não tem medido esforços para a execução desse curso.

Em termos metodológicos, as aulas serão expositivas, realização de seminários, debates, leitura de textos críticos, ficção e poesia, bem como pesquisas bibliográficas e outras opções metodológicas que surgirão a cada mesa temática.

Olhar Conceito: Quais os temas que serão estudados dentro da literatura mato-grossense?

Agnaldo Rodrigues: Serão diversos os temas estudados, dentre os quais podemos citar: A Vida Literária em Mato Grosso, com foco nos primeiros cronistas, nas Associações Literárias e Culturais, a literatura nos periódicos de Mato Grosso, o teatro em Mato Grosso; além disso, os temas que constituem as mesas temáticas estudarão: as vozes femininas nas letras, Dom Francisco de Aquino Corrêa, José de Mesquita, Gervásio Leite, Rubens de Mendonça, revistas e jornais do modernismo em Mato Grosso, o movimento modernista e seus principais expoentes, Wlademinr Dias Pino, Silva Freire, Ricardo Guilherme Dicke, Manoel de Barros, Dom Pedro Casaldáliga, Tereza Albuês, Lucinda Persona e os mitos literários sob o ponto de vista da contemporaneidade. Como se vê, são temas instigantes e fundamentais para conhecer e compreender a literatura e a cultura de Mato Grosso.

Olhar Conceito: Qual é, na sua opinião, a importância de um curso deste tipo para a cidade/estado?

Agnaldo Rodrigues: Penso que um curso dessa natureza, observando a vertende das mesas temáticas, contribuirá significativamente com a divulgação, a valorização e o fomento ao conhecimento de nossa literatura e cultura. O grupo de pesquisadores que ministrarão as aulas, com certeza, formarão um ambiente de construção de conhecimento, onde as pessoas poderão conhecer e trocar experiências sobre a literatura e a cultura regional, valorizando a nossa memória e identidade. Na mesma direção, podemos afirmar que Mato Grosso precisa de iniciativas como esta, tendo em vista que ainda há carência do trabalho com o ensino da literatura e cultura de Mato Grosso tanto na educação básica quanto nas universidades. É necessário fomentar esse ensino, oportunizando cursos de formação e de incentivo.

Olhar Conceito: Como você recomenda que as pessoas estudem/ preparem-se durante as aulas?

Agnaldo Rodrigues: Geralmente, os professores levarão o material a ser aplicado. Quando houver uma leitura prévia, os cursistas serão comunicados via e-mail, com o material anexado ou com a referência a ser procurada e lida. Tudo será feito com antecedência para que as aulas possam ocorrer com êxito. Àqueles que gostam da leitura e de um preparo prévio, podemos indicar que leiam questões referêntes aos temas já divulgados. A leitura e o pré-conhecimento de temas a serem desenvolvidos é um ato sempre salutar. 

Olhar Conceito: Como foi o processo de juntar 13 doutores e 2 mestres neste mesmo curso?

Agnaldo Rodrigues: O corpo docente que atuará no curso foi formado pela professora Yasmin Nadaf, que consultou os pesquisadores, pegando seus aceites. Pelo que ela relatou, os professores/pesquisadores tiveram respostas positivas frente a proposta do curso. São doutores e mestres da AML, UNEMAT e UFMT.

Olhar Conceito: Haverá mais cursos no futuro?

Agnaldo Rodrigues: Com certeza, a AML apresentará novas propostas de cursos que incentivem e valorizem a nossa literatura e a nossa cultura de modo geral. É uma das atribuições de uma casa de cultura, como a Academia. Soma-se a isso, grupos de professores e alunos no interior das universidades de Mato Grosso, que, temos a certeza, que também apresentarão ações que se voltem ao estudo de temas relacionados a literatura e a arte mato-grossenses. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet