Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

dia do turismo

Destinos turísticos menos populares em Mato Grosso guardam mistérios e perguntas sem resposta

Mato Grosso é um dos estados mais procurados quando o assunto é turismo. No dia internacional do turismo (02/03), Pantanal e Chapada dos Guimarães serão muito lembrados, já que são conhecidos internacionalmente por suas belezas naturais, fauna, flora e grande possibilidade de contato com a natureza.

Leia mais:
Cachoeira em Nobres será aberta para educação, pesquisa e turismo sustentável
Cuiabá recebe prêmio do Ministério do Turismo por registrar a maior evolução na área

No entanto, existem lugares que não são tão explorados, seja pela dificuldade de chegar no local, seja pela distância da capital mato-grossense. Locais como a Serra do Roncador na região do Araguaia, a Dolina Milagrosa em Cáceres e as águas termais de Juscimeira são boas opções para públicos diferentes.

Serra do Roncador



Rodeada de mistérios, a terra é conhecida como o local onde o explorador inglês Percy H. Fawcett desapareceu. Ele organizou uma expedição para a serra com a convicção de que a cidade perdida de Eldorado estava sob as montanhas que formam o Roncador.

Mais de cem pessoas morreram tentando encontrar o explorador, e diversas expedições falharam. Alguns acreditam que Percy atravessou um portal que se abre com o alinhamento dos astros.

O nome da serra, inclusive, vem do barulho que o vento faz durante a noite, quando passa pelos paredões rochosos e produz um som grave, que se assemelha ao de uma pessoa dormindo.

Quem quer conhecer o local de forma segura e acompanhado de guias pode fechar um pacote de sete dias, que inclui transporte, alimentação e passeios, e custa cerca de R$1800 em agências de viagem.

Dolina Milagrosa



O ‘turismo de aventura’ ou ‘turismo de esportes radicais’ de Mato Grosso é muito conhecido pelos passeios nas cachoeiras de Jaciara. Um pouco mais afastado da capital, no entanto, na cidade de Cáceres, existe uma lagoa perfeita para mergulho.
A chamada ‘Dolina Milagrosa’ fica dentro de uma montanha. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha subindo a montanha (trecho pode ser feito de carro), e depois descer uma escadaria desnivelada até alcançar as águas.

O mais interessante da Dolina é que ainda não encontraram seu fundo. Um mergulhador conseguiu descer 173 metros, e só viu que ainda teria muito caminho pela frente.

Para conhecer o local, a forma mais indicada é depois de fazer um curso de mergulho. Agências de turismo como a ‘Interativa Pantanal’ possuem pacotes que incluem dois dias de aulas teóricas, um dia de aulas práticas em piscina e, depois, um final de semana de ‘batismo’, que pode ser feito na Dolina em Cáceres ou na Lagoa Encantada em Primavera do Leste.

Quem não tem experiência com mergulho não pode entrar na água, já que não se sabe onde é seu fundo. O curso de mergulho custa em torno de R$1050 por pessoa, e não inclui transporte e hospedagem no local de batismo.

Águas termais



Sem muito mistério, mas com boas opções para relaxamento, as águas termais de Juscimeira surgem de fontes naturais do solo, e por esta razão a cidade possui o cargo de 3º maior Pólo Hidrotermal do Brasil.

Diversas pousadas possuem as piscinas de águas naturais, e mato-grossenses e turistas de outros locais podem fechar pacotes de viagem em agências da região.

A interativa pantanal, empresa de Cuiabá, tem pacotes para os três lugares. Mais informações, (65) 3023-8220.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet