Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Entre uma noite e outra

Com 60 poesias e prefácio de José Castello, Lucinda Persona lança novo livro em Cuiabá

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Com 60 poesias e prefácio de José Castello, Lucinda Persona lança novo livro em Cuiabá
Dentro o do livro, cada punhado de páginas descrevia um dia da semana. Dentro do “sábado” ou “quarta-feira” ou qualquer outro dos dias, linhas discorriam sobre coisas cotidianas, epifanias diárias e reflexões existenciais. Um detalhe importante a ser ressaltado, no entanto, é que não estamos falando de um diário com palavras escritas pela primeira vez, mas sim das poesias do novo livro de Lucinda Persona.

Leia mais:
Lucinda Persona: Conheça a nova imortal da AML que tomará posse nesta terça-feira
Casa Barão de Melgaço ganha novo 'frescor' com posse de Lucinda Persona; Fotos

“Entre uma noite e outra” é o sexto livro de poesias de Lucinda. É, no entanto, o primeiro a ser editado em Cuiabá, pela editora Entrelinhas. O lançamento da obra será na quarta-feira (11), no Sesc Arsenal, às 19h. O evento contará também com o recital de Maurício Ricardo e é, segundo a escritora, “completamente aberto” ao público.

Para falar mais sobre a nova obra e o lançamento, Lucinda sentou-se para uma conversa com o Olhar Conceito. Em seu escritório, dispôs todos os seus livros de poesias já publicado na mesa, com o mais novo na ponta direita. Na capa da obra, uma pintura complementa o título: “Entre uma noite e outra” representa-se como imagem na tela de Regina Pena. Podemos ver, no meio do cerrado e da vastidão verde e azul, uma pequena casa branca com as luzes acesas.



Esta imagem, talvez, represente um pouco do sentimento que o livro passa: Lucinda, enquanto poetisa, frente à vastidão do mundo, compondo em versos seus pensamentos e sensações. “Ali, quieta e perplexa, Lucinda escreve”, escreveu José Castello.

O escritor, jornalista, crítico literário, biógrafo de Vinícius de Moraes, Rubem Braga e João Cabral de Melo Neto, vencedor do prêmio Jabuti duas vezes, conheceu Lucinda Persona em um evento literário em Cuiabá. Na ocasião, Lucinda entregou-lhe seu primeiro livro. Desde então, Castello faz resenhas sobre as obras de Lucinda para os jornais em que escreve. Desta vez, no entanto, escreveu ele mesmo o prefácio de “Entre uma noite e outra”.

“O mundo contemporâneo é regido pela ideia fixa de grandeza. Queremos sempre mais e mais - e só a poesia desmascara a miséria dessa fome. A vida, ‘como soma de moléculas’, é uma representação do frágil. Quase nada, de fato, possuímos: o tempo nos escapa, as coisas nos fogem, a vida é frágil. Corajosa, Lucinda escreve a partir dessas ruínas”, escreveu Castello em outro trecho do prefácio.

O título da obra, além do “chamamento” para a poesia, é também o encerramento do livro, onde Lucinda conta aos seus leitores o que há entre uma noite e outra. De acordo com a escritora, a ideia de organizar este conjunto de poemas em dias das semanas veio justamente de sua vontade de valorizar a passagem do tempo, das coisas simples e cotidianas, um dos marcos de sua obra.



Os 60 poemas selecionados em “Entre uma noite e outra” foram organizados desde 2013. “Alguns são poemas que não entraram no livro anterior, o ‘Tempo comum’. Outros são poemas novos. O conjunto estava quase pronto em 2013, mas desde então ganhou forma e desenvolveu-se”, contou Lucinda.

Para aqueles que estão ansiosos em descobrir o que há “Entre uma noite e outra”, Lucinda convida a todos para o lançamento do livro. Alguns poemas da obra ganharão vida na voz de Maurício Ricardo. Já outros, conversarão com cada um dos leitores de sua própria forma. A obra também será vendida através da editora Entrelinhas e nas Livrarias Janinas de Cuiabá.

Sobre Lucinda Persona

Lucinda Persona é poetisa e escritora. No segundo semestre de 2014, tomou posse da cadeira número 4 na Academia Mato Grossense de Letras. Lucinda nasceu em Arapongas, no Paraná. Em 1965, aos dezessete anos, mudou-se com a família para Cuiabá, Mato Grosso, onde vive até os dias de hoje.

Além de poetisa, é também bióloga e professora universitária aposentada. Lucinda iniciou sua carreira literária nos anos 90. Veja abaixo os títulos que já publicou:

Poesia:


Por imenso gosto (Massao Ohno, 1995) – Prêmio especial no Concurso Cecília Meireles (1997) da UBE;

Ser cotidiano (7Letras, 1998);

Sopa escaldante (7Letras, 2001) – Prêmio Cecília Meireles (2002) da UBE;

Leito de Acaso (7Letras, 2004).

Tempo comum (7Letras, 2009).

Na literatura infanto-juvenil é autora de:

Ele era de outro mundo (Tempo Presente, 1997) e

A cidade sem sol (Razão Cultural, 2000).


Participou das antologias:

Na margem esquerda do rio: contos de fim de século (São Paulo: Via Lettera, 2002);

Fragmentos da alma mato-grossense, (Cuiabá: Entrelinhas, 2003).

Roteiro da poesia brasileira: Anos 90/ [Seleção e prefácio Paulo Ferraz; direção Edla van Steen]. – São Paulo: Global, 2011.

Serviço

Lançamento do livro “Entre uma noite e outra”, de Lucinda Persona
Data: Quarta-feira (11)
Horário: 19h
Local: Sesc Arsenal
Endereço: Rua 13 de junho, Bairro Centro Sul, Cuiabá-MT.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet