Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

lançamento

Livro "Greve e socialismo" conta história dos movimentos operários em Cuiabá e Várzea Grande

A história do movimento operário em Cuiabá e Várzea Grande agora podem ser estudadas com mais facilidade no livro “Greve e socialismo”, do professor Luiz Carlos Galetti. A obra será lançada na próxima quinta-feira, 19 de março, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 18h.

Leia mais:
Noite de quarta-feira no Sesc Arsenal é marcada por lançamento de novo livro

“Greve e socialismo” foi publicado pela Editora Universidade de Brasília (UnB) e lançado em Brasília em novembro do ano passado. Luiz Galetti é professor do departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT, mas atualmente encontra-se em cargo provisório no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)

Na obra em questão, o professor realiza uma pesquisa arqueológica de importantes movimentos grevistas operários na região metropolitana de Cuiabá (MT). De acordo com a assessoria da UFMT, ele também discute questões como a democracia de base nos comitês de fábrica, o socialismo e os rumos do capitalismo globalizado no Brasil pós-ditadura militar.

A professora do Instituto de Educação da UFMT, Artemis Augusta Mota Torres, escreveu sobre a obra:

“Como é que um movimento social, considerado importante por aqueles que o veem de fora, munidos de instrumento conceitual analítico, repercute nos seus protagonistas? Que tipo de lições oferece a participação na luta social? Consegue mudar mentalidades? Transformá-las politicamente? Predispô-las a novas lutas? Levá-las ao reconhecimento e crítica a respeito do lugar que vêm ocupando na sociedade? A perceber contornos, distinções, nuanças na realidade social e política antes imperceptíveis? Essas são questões que mobilizam a academia ontem e hoje. A investigação produzida por Luiz Galetti adentrou fundo em uma manifestação grevista de grande relevância para a história do operariado mato-grossense, captando excelentes depoimentos desses protagonistas, trazendo ao conhecimento do leitor suficientes elementos comprobatórios de que a greve educa e provoca mudanças indeléveis

Os resultados imediatos e de curto prazo da greve podem ter significado quase nada em face da capacidade de atração e de mobilização política que ela conseguiu fomentar nos trabalhadores, essa, sim, efeito mais significativo e de longo prazo. Este estudo também é o registro de um momento histórico de articulação de forças políticas progressistas em torno da causa democrática no contexto mato-grossense. A greve, aqui tomada como objeto, é resultado do esforço de aglutinação e consolidação de uma frente esquerda de dirigentes sindicais, lideranças da CUT, PT, PC do B e de movimentos sociais alternativos desde o final dos anos 1970. Assim, temos em mãos mais um documento que mostra, mediante o estudo de uma greve operária, a trajetória das lutas populares e do próprio PT em processo político de duras batalhas, derrotas e conquistas

O documento tem enorme importância também hoje porque somos testemunhas da vitória popular representada por dois mandatos subsequentes do presidente Lula, o nordestino migrante, ex-sindicalista, sem diploma de graduação universitária que, em seu sétimo ano de governo, conseguiu manter-se com altíssimo índice de aceitação do eleitorado, ferindo os humores dos analfabetos políticos”

Serviço

Lançamento do livro “Greve e socialismo – movimento operário em Cuiabá e Várzea Grande – 1990”, de Luiz Carlos Galetti
Data: Quinta-feira, 19 de março
Horário: 18h
Local: Saguão do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet