Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

orquestra da ufmt

Depois de apresentar-se na Noruega e Portugal, músico mineiro participa de concerto em Cuiabá

Foto: Divulgação

Flávio Venturini

Flávio Venturini

Sob a batuta o comando do maestro Fabrício Carvalho, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já prepara uma noite especial para o mês de abril. Nos dias 9 e 10, os músicos da universidade acompanharão o músico Flávio Venturini em um grande concerto.

Leia mais:
Orquestra de Mato Grosso fará apresentações com Renato Teixeira em oito cidades do estado


A apresentação faz parte da série “Sinfonia Brasil” e acontece no teatro universitário da UFMT, às 21h. O maestro Fabricio explicou que a série Sinfonia Brasil valoriza a música nacional, dedicando concertos inteiros para a obra do artista, possibilitando para a plateia uma experiência única. “Flavio Venturini é um artista completo, dos mais talentosos da música brasileira. Preparar este espetáculo é um sonho antigo, afinal suas canções fazem parte do meu universo, de estudioso da música desde a minha infância”, comentou Fabricio. Para tanto, debruçou-se sobre as músicas e a cada nota, revela-se uma nova nuance. A música, acrescenta Fabricio, é um emaranhado de emoções que a cada audição se mostra diferenciada. “Podemos ouvir uma canção várias vezes, e ela sempre revelará algo novo, que não havíamos percebido antes”, pontua.

Flávio Venturini, nascido em Belo Horizonte, será o destaque da noite. O cantor, músico e compositor mineiro teve seu talento revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros.

Dentre os trabalhos de Venturini, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente", "Nuvens", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra), sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987. É também do compositor a canção "Mais Uma Vez", feita em parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, e gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987. A música ganhou uma nova versão em 2003, apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas.

Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, "Princesa", "Besame" e "Céu de Santo Amaro". Em seus trabalhos mais recentes, estão a composição da trilha sonora do filme “As mães de Chico Xavier”, de Glauber Filho e Halder Gomes, onde também faz parceria com Juca Filho na canção “Luz viva”. Em 2011, o músico apresentou-se em Oslo, na Noruega, com seu trabalho instrumental.

Em 2012, Flávio deu início a pré-produção do disco “Venturini”, a ser lançado em setembro de 2013, com produção de Flávio Venturini, Torcuato Mariano, Keco Brandão e André Mehmari. No repertório, estão 11 canções inéditas, além das regravações de “Todo azul do mar” e “Leãozinho”, de Caetano Veloso e Hino ao amor de Edit Piaf. Ainda em 2013, fez shows com Ivan Lins em Lisboa dentro do projeto Ano do Brasil em Portugal.

Serviço

Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini
Data: 9 e 10 de abril
Horário: 21h
Local: Teatro universitário da UFMT
Ingressos: Vendas no Térreo do Shopping 3 Américas. Inteira: R$ 80,00 / Meia: 40,00.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet