Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

ortorexia nervosa

Obsessão por alimentação saudável pode ser considerada uma doença; Saiba mais

Foto: Reprodução/ Ilustração

Obsessão por alimentação saudável pode ser considerada uma doença; Saiba mais
Suco verde, itens sem glúten e sem açúcar, tirar a gordura da alimentação e fazer desintoxicação semanal. Estes hábitos, antes restritos à um grupo de pessoas, agora tornou-se a sensação do momento. Musas com este perfil são as novas celebridades, como, por exemplo, Gabriela Pugliesi, e lojas especializadas em alimentação saudável surgem com mais opções e são numerosas em cada vez mais cidades. Mas esta obsessão com o saudável pode originar uma nova doença.

Leia mais:
Jornalista e cozinheira troca dietas proteicas para se dedicar aos doces 'a gosto do cliente'

Embora seja recente e ainda não tenha sido reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a ortorexia é um quadro que está tornando-se cada vez mais comum. A ortorexia enquadra-se como um distúrbio alimentar e é caracterizado pela obsessão por aquilo que se ingere.

Diferente da anorexia e bulimia, uma pessoa que sofre da ortorexia fica tão obcecada com a própria alimentação que a dieta torna-se sua “profissão”. Estas pessoas não ingerem nenhum alimento que contenha o mínimo resquício do “não saudável” e vigiam as calorias, vitaminas e nutrientes de tudo o que consomem.

Uma pessoa que sofre de ortorexia tem dificuldades em comer em lugares desconhecidos e não saem de sua ‘dieta saudável’ nem mesmo em ocasiões especiais, como aniversário. Para alguns, até mesmo a capacidade de desempenhar trabalhos ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí fora.  

A doença foi primeiro descrita no livro “Health food junkies” (viciados em comida saudável), do médico Steven Bratman, publicado em 2001. No livro, o profissional descreve como o maior acesso à informação e conhecimento alimentar tem originado o vício e obsessão pela chamada ‘comida saudável’.

De acordo com o livro, comer corretamente tornou-se uma obsessão tão prejudicial quanto a bulimia e anorexia. Nestas dietas rígidas, as pessoas vão progressivamente eliminando nutrientes e grupos alimentares que são cruciais para o corpo, bem como privando-se da saúde, de relacionamentos e do bem estar emocional.

Sinais de Ortorexia:

-Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento.
-Só se permite alimentos saudáveis.
-Não consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa.
-Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida.
-Pensar em conteúdo nutricional durante o dia.
-Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa ser classificada como “não saudável”.
-Deixa de comer quando não há alimentos extremamente saudáveis.
-Evita ocasiões como festas e encontros com amigos por conta da alimentação.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet