Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Paranaense inova e cria academia com aulas ao vivo pela internet

Paranaense inova e cria academia com aulas ao vivo pela internet
Aquela desculpa de não ter tempo ou coragem de sair de casa e ir à academia não faz mais sentido – pelo menos se depender do curitibano Rafael Escorsin, de 36 anos, que criou uma academia online. Segundo ele, o projeto é o primeiro a ser implantado no Brasil.

A ideia consiste em transmitir aulas com acompanhamento ao vivo dos alunos através de uma webcam e surgiu como uma necessidade pessoal do empresário, formado em engenharia da computação. O projeto permite que as pessoas possam se sentir no mesmo ambiente da academia, mas com a possibilidade de fazer os treinamentos dentro de casa.

"Eu tinha uma outra empresa e precisava viajar muito. E isso fez com que eu engordasse muito rápido e perdesse saúde, afinal, não sobrava tempo para fazer nenhum tipo de exercício físico. Eu só trabalhava e comia", conta Escorsin. Ele contou ainda que até tentou fazer algumas aulas gravadas de exercícios, mas que não se sentiu motivado.

Foi então que, com a ajuda do amigo Charles Frederik Kuhnen, que é professor de Educação Física, Rafael criou a Academia Home Fitness, em outubro de 2014. "Nós viramos madrugadas e madrugadas para conseguir desenvolver um sistema de informática que pudesse suportar a transmissão das aulas. E deu muito certo. Hoje temos mais de 100 alunos matriculados", comemora Rafael.

A estrutura onde as aulas são apresentadas fica no bairro Boqueirão, em Curitiba, e tem pouco mais de três metros quadrados, mas parece gigante com o auxílio do chroma key – técnica de efeito visual que permite trocar a imagem de fundo por um cenário virtual. As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, das 8h às 17h. A metodologia utilizada é o treinamento funcional, que se baseia nos movimentos naturais e simples como como pular, correr, puxar, agachar, girar, empurrar, entre outros, sem o auxílio de equipamentos.

Os exercícios, garante Rafael, ajudam a emagrecer e melhoram a flexibilidade e o condicionamento físico. "Além disso, nossos professores são todos profissionais especializados, é como se o aluno realmente estivesse dentro da academia mesmo", destaca o empresário.

Qualquer pessoa entre seis e 80 anos pode se matricular, desde que apresente um atestado médico informando a aptidão. Os menores de 18 anos precisam apresentar também uma autorização dos pais ou responsáveis. Os alunos podem optar por dois tipos de plano mensal com 60 aulas. O primeiro, que custa R$ 29,90, dá acesso às aulas, mas sem o uso da webcam, para as pessoas que não querem ser visualizadas pelo professor,
normalmente as mais tímidas. O segundo, de R$ 49,90, permite que o professor possa ver o aluno em um monitor para arrumar a postura e acompanhar o ritmo de cada um.

Atualmente, as modalidades de pacotes oferecidos são: zumba fitness, home fight, home mix, home local, home total, pilates, ritmos e super relax.

Na avaliação da professora de ginástica Ana Paula Becker, 34 anos, a inovação realmente atingiu o público alvo que, em sua maioria, são pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não conseguem tempo para frequentar a academia por conta das atividades diárias.

"As aulas mais procuradas são as aeróbicas e que trabalham emagrecimento como as de zumba e ritmos, por exemplo", explica a professora.

Na prática

Aluna da academia há pouco mais de uma semana, a auxiliar de limpeza Josefa Nobre, que mora em Caieiras, em São Paulo, comemora já ter perdido um quilo nas aulas online. "Eu trabalho pela manhã e sempre aproveito para fazer as aulas antes de sair de casa ou a noite. Me sinto motivada pelos professores porque sempre fui muito tímida pra entrar em uma academia de verdade. Eu estou gostando, acho que vai me ajudar muito", relatou.

A timidez também foi um dos fatores que levou o gerente comercial Jarbas Raichert Neto, de 35 anos, a se matricular na academia. "Por ser tímido, eu sempre tive muita dificuldade de fazer certos exercícios na frente de outras pessoas. Então, com as aulas dentro de casa, de uma forma mais privada, me sinto muito mais a vontade. Além disso, a performance das aulas é muito boa e me ajudou muito também na questão da otimização do tempo", contou Jarbas, que mora em Curitiba.

Tendo o emagrecimento como prioridade, o gerente comercial relata que perdeu cinco quilos desde que começou com os treinamentos. Ele contou ainda que também ganhou qualidade de vida e melhor condicionamento físico.

Planos futuros

Diante do sucesso da academia, os empresários já planejam aulas mais elaboradas voltadas para o público masculino com treinamentos de artes marciais mistas e para alunos estrangeiros. "Nós estamos sempre fazendo os treinamentos para as professoras de acordo com as modalidades novas que estão aparecendo nas academias", explica Charles.

Porém, ainda de acordo com Charles, a velocidade da internet para os alunos ainda não está em um nível ideal. "Acho que uma das nossas maiores dificuldades nesse momento é com relação a velocidade da banda larga mesmo. Às vezes a qualidade pode não ficar tão boa quanto a gente gostaria de oferecer. Se a velocidade do cliente for muito baixa, por exemplo, acontece de travar e prejudicar o andamento das aulas", ressalta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet