Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Entrada Franca

"O velho e o mar" ganha adaptação poética nos palcos do Sesc Arsenal nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

“O velho e o mar”, um dos livros mais célebres do escritor americano e vencedor do prêmio Nobel de literatura, Ernest Hemingway, ganha uma versão teatral nos palcos cuiabanos. A adaptação é do ator Péricles Anarcos, que volta à Mato Grosso com este grande clássico da literatura universal.

Leia mais:
Sesc Arsenal promove mostra do expressionismo no cinema alemão através de nove fimes

A adaptação poética de “O velho e o mar” faz parte do projeto Poesia, Versos e Cordas. A peça será apresentada nesta quarta-feira, às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal, com entrada gratuita. O espetáculo também será encenado às 15h do mesmo dia para público escolar.

A peça revela à platéria a “odisséia contemporânea” do velho marinheiro cubano Santiago, que em um período de muito azar, não consegue pescar nenhum peixe por mais de 84 dias e vira alvo de zombarias dos seus amigos na colônia dos pescadores. Eis que de repente, tira a sorte grande ao pescar um gigante espadarte.

O “Velho e o mar” foi publicado em 1952 e foi uma das obras que fez com que Hemingway fosse contemplado com o prêmio Pulitzer (1953) e laureado com o Nobel de Literatura de 1954.

De acordo com a assessoria do espetáculo, Péricles começou a idealizar o espetáculo a partir da oficina dramatúrgica da Árvore, que ministrou no Sesc Arsenal, durante a edição mais recente do Guaná – Aldeia Sesc de Cultura. No curso, ele fez a comparação de imagens entre a construção de um texto teatral, com a plantação de uma árvore. 

“E é assim que o espetáculo não estreia de forma conclusa, segue em construção. As influências teatrais adquiridas ao longo dos anos por conta da interação com atores de outros países, o Odin Teatret, da Dinamarca e o canto difônico do estilo tuvano que tenho desenvolvido autodidaticamente e a vida em embarcações foram se misturando e dando forma ao espetáculo”, explica. Péricles ressalta ainda, que amplia as possibilidades com texto em português lusitano e espanhol.

Um dos fundadores do célebre Teatro Fúria, em efervescência no início dos anos 2000 em Mato Grosso, Péricles Anarcos volta à ativa e entusiasma a plateia cuiabana, ávida por notícias suas. E claro, pela genialidade inerente.

Péricles Anarcos atuou como autor, ator e diretor no “Teatro Fúria” e os Insurretos Furiosos Desgovernados. Viajou por 18 estados brasileiros divulgando os 10 espetáculos e 5 oficinas da trupe, por intermédio de festivais de teatro e projetos de circulação de espetáculos como Caravana Funarte, Palco Giratório e projetos particulares contemplados pela Lei Rouanet. Além dos espetáculos e laboratórios o Fúria também promoveu o Festival Nacional de Teatro de Cuiabá, aulas e espetáculos com menores em conflito com a Lei, presos na cadeia do Complexo Pomeri.

Serviço

Poesia Versos e Cordas
O Velho e o Mar, com Péricles Anarcos
Dia 25 de março, às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal
Entrada Gratuita (Retirar o ingresso 1 hora antes do espetáculo) 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet