Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Vargas Llosa celebra 79 anos e doa 2 mil livros a Arequipa, sua cidade natal

O Nobel de literatura Mario Vargas Llosa celebrou no sábado (28) seu 79º aniversário em sua cidade natal, Arequipa, no sul do Peru, onde doou dois mil livros para a coleção da biblioteca regional que leva seu nome.

Vargas Llosa chegou na noite da sexta-feira a Arequipa após haver presidido durante dois dias o seminário internacional "América Latina: oportunidades e desafios", em Lima organizado pela Fundação Internacional para a Liberdade.

O Nobel de 2010 decidiu passar pela segunda vez seu aniversário em sua cidade natal, e visitou o Museu Virtual instalado na casa em que nasceu e foi homenageado com um almoço privado em um restaurante de comida típica regional.

O escritor estava acompanhado de sua esposa, Patricia, seu filho Álvaro e outros familiares, além da ministra de Cultura, Diana Álvarez Calderón, e os ex-titulares desta pasta Luis Peirano e Juan Ossio, e da governadora regional, Jamila Osorio.
Na Biblioteca Regional, Mario Vargas Llosa fez entrega oficial de um lote de 2.012 de seus livros e revistas de ciências políticas e sociais.

Vargas Llosa anunciou em 2012 que doaria 30 mil livros ao centro cultural de Arequipa, que seriam entregues paulatinamente para que estejam sob os cuidados de um patronato conformado pelo governo regional.

Em abril de 2014, já inaugurou a biblioteca que leva seu nome em um antigo casarão do século XVIII do centro histórico de Arequipa e entregou um primeiro lote de 2.741 exemplares de sua coleção particular.

Ao entregar hoje o segundo lote, o escritor confessou que a razão pela qual não entrega sua coleção completa é porque tem 'medo' de se desapegar de todos os seus livros.

"Tenho uma relação muito próxima com os livros", declarou, e ressaltou a importância da leitura na formação dos jovens.
A governadora Osorio afirmou, por sua vez, que era "grata por receber um arequipeño ilustre como Mario Vargas Llosa, e por sua contribuição à literatura e sobretudo a esta biblioteca, onde a população poderá fazer bom proveito de seus livros".

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet