Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

aniversário de Cuiabá

Peça "Cuiabá dos meus amores" homenageia cidade com um passeio por sua história

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Coletiva de imprensa com deputados da AL e produção e elenco da peça

Coletiva de imprensa com deputados da AL e produção e elenco da peça

Para comemorar os 296 anos da capital, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL), será palco da peça “Cuiabá dos meus amores”. O espetáculo terá sua estreia no dia 8 de abril para autoridades e imprensa, no dia 9 para profissionais da área da educação e nos dias 10, 11 e 12 para a sociedade em geral.

Leia mais:

Fotógrafo usa drone para fazer vídeo em homenagem aos 296 anos de Cuiabá

Os ingressos estarão disponíveis a partir de segunda-feira (06) na Casa de Festas e no saguão de entrada da AL. Para adquirir uma entrada, basta levar dois litros de leite, que serão doados para a creche Falcaozinho. A ação está sendo organizada pela Sala da Mulher.



“Na nossa assembléia, uma das melhores coisas que nós temos agora é o nosso teatro. Nós podemos fazer muito pela cultura com este espaço. E é isto o que faremos”, disse o presidente da AL, o deputado Guilherme Maluf, na coletiva de imprensa sobre a peça “Cuiabá dos meus amores”. “Outro detalhe importante de ressaltar é que a peça será encenada por artistas regionais, mostrando a nossa história”, completou.

O deputado Wancley Carvalho, também presente na coletiva, frisou a importância do investimento em cultura. “Quando nós investimos em cultura e educação, estamos, por tabela, investindo em todos os outros setores. É esta a importância da cultura na vida de uma pessoa”, disse.

Sobre a peça

A peça “Cuiabá dos meus amores” foi escrita por Rabello Leite e adaptada por Justino Astrevo e Carlina Rabello. “A peça conta a história de um cuiabano que recebe uma escritura. Ele quer escrever sobre Cuiabá e, no seu passeio, mostra a história da cidade desde o começo. Desde o descobrimento, da época de Paschoal Moreira Cabral, Miguel Sutil, fala-se da influência do tratado de tordesilhas. E deste ponto ele volta no tempo, passa pelos anos 70, 80, 90, contando a história da nossa capital”, contou Carlina Rabello , filha do autor da peça, ao Olhar Conceito.



Justino, além de ter participado da adaptação do roteiro, também foi o responsável pela direção da peça. Segundo ele, o texto original não foi alterado drasticamente na adaptação, principalmente porque o objetivo da peça é rememorar a história de Cuiabá. “Mudam os protagonistas, mas boa parte dos atores já trabalharam em outra encenação desta peça. Outro ponto é que o espetáculo está revigorado. Nós acrescentamos detalhes da contemporaneidade, das tecnologias, do nosso contexto atual”, contou.

Justino ressaltou, no entanto, que as ‘viagens no tempo’ da peça foram rigorosamente respeitadas. Conhecido por seu trabalho com a comédia, principalmente por ser o Lau da dupla “Nico e Lau”, Justino explicou que o humor não ficou de fora de “Cuiabá dos meus amores”. “Neste espetáculo tem um pouco de tudo. Essa peça reúne essas várias linguagens: tem momentos lúdicos, momentos românticos, dramáticos, exatamente por narrar a história de Cuiabá como um todo”.



“Cuiabá dos meus amores” conta 123 pessoas trabalhando na produção, sendo 77 delas atores e atrizes. Ao longo do espetáculo, personagens conhecidos irão entrar na história, como a Comadre Nhara, consagrada por Liu Arruda e interpretada agora por André D’Lucca, a dupla Nico e Lau, a escola de dança Flor Ribeirinha, dentre outras.

“O espetáculo foi feito para os cuiabanos e, principalmente, para aqueles que querem conhecer a história da cidade. Nós escolhemos essa peça justamente para homenagear o aniversário de Cuiabá contando sua história e mostrando seus artistas”, finalizou Justino Astrevo.

Serviço

Peça “Cuiabá dos meus amores”
Datas: 8 de abril (imprensa e autoridades), 9 de abril (educadores) e 10, 11 e 12 (público no geral)
Horário: 20h30
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet