Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

para melhorar

Governo faz mapeamento inédito de atrativos turísticos de Mato Grosso; Saiba mais

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Pantanal mato-grossense

Pantanal mato-grossense

Para buscar melhorias e conhecer a realidade de cada local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou um mapeamento inédito dos principais atrativos turísticos existentes em Mato Grosso. A ação faz parte da meta estabelecida pelo governador Pedro Taques no início de seu mandato. Ao total, foram mapeados 253 atrativos turísticos de forma hierarquizada, identificando aqueles com maior potencial.

Leia mais:
Casa do Artesão exibe exposição fotográfica sobre a transformação urbana de Cuiabá

De acordo com a assessoria da Sedec, o trabalho identificou atrações turísticas em 41 municípios situados nos quatro polos (Amazônia, Cerrado, Araguaia e Pantanal), na região metropolitana e nas 15 microrregiões turísticas de acordo com o programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

Na região metropolitana foram identificados 33 atrativos, na Amazônia 45, Cerrado 96, Araguaia 38 e Pantanal 41. Todo o trabalho dos técnicos da secretaria adjunta de Turismo da Sedec foi realizado em oficinas com o subsídio de pesquisas na internet, contatos via telefone, experiências dos técnicos, além dos diagnósticos do Plano do Desenvolvimento Integrado do Turismo (PDITS).

Entre os produtos turísticos identificados no mapeamento estão cachoeiras, parques, rios, festas tradicionais, museus, serras, mirantes, paredões, igrejas, grutas, praias, sítios arqueológicos, zoológicos, casarões, complexos de águas termais, parques indígenas, lagos, ilhas, baías, comunidades quilombolas, fazendas, festivais de pesca. Uma diversidade tão grande que só um Estado com três biomas como Mato Grosso poderia ter.

Metas

Esse trabalho agora será utilizado na elaboração de um plano de metas para o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos na área de infraestrutura, qualificação de mão de obra e promoção e divulgação desses produtos mapeados e diagnosticados com maior potencial de atratividade.

“Temos muitos produtos com alto grau de potencialidade por isso esse mapeamento e essa hierarquização serão tão importantes para nos auxiliar na elaboração desse plano de metas”, disse Seneri Paludo, titular da Sedec.

Eventos

Além do mapeamento, a Sedec também elaborou um calendário de promoção e divulgação do potencial turístico do Estado por meio da participação em feiras nacionais e internacionais, levando em conta a realidade financeira do Estado e o mercado emissor atual e potencial.

“Nós também definidos os eventos que serão apoiados pela secretaria, o calendário de eventos realizados em parcerias com os municípios durante 2015, além da reformulação do Campeonato Estadual de Pesca e do projeto Caminhadas na Natureza”, destacou o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, através da assessoria.

Outra ação da secretaria nesses primeiros 100 dias de governo foi a articulação junto ao Instituto Brasileiro do Turismo para participação em eventos internacionais. Ficou acertada uma parceria com o Instituto para a divulgação das potencialidades do Estado onde a Embratur estiver representando o Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet