Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Literatura

o cambista

Eduardo Mahon lança nesta terça-feira seu thriller ambientado no mundo dos segredos

Foto: Divulgação

Eduardo Mahon lança nesta terça-feira seu thriller ambientado no mundo dos segredos
A Academia Mato-Grossense de Letras (AML) estará em festa na noite desta terça-feira (14). Isto porque seu presidente, Eduardo Mahon, apresenta ao público seu terceiro livro: “O cambista”. O lançamento será na Casa Barão de Melgaço, às 19h30.

Leia mais:
Novo livro de Eduardo Mahon traz realidade paralela onde segredos são penhorados

“O cambista” é o primeiro romance de Mahon, que também escreveu os livros de contos “Nevralgias” (2013) e “Doutor Funéreo e outros contos de morte” (2014). A história acompanha a jornada de Erick Plum, que de garoto problema com grande aptidão para matemática, torna-se um rico executivo com a fórmula de otimização que criou.

Mas Plum trabalha em um ramo de negócios curioso: com a venda de segredos. A fórmula que criou ajuda a empresa a comprar os segredos, relacioná-los e vendê-los por quantias muito maiores. Com este gênio da matemática, o faturamento da Anonyme S/A cresceu de forma vertiginosa, deixando os concorrentes intrigados.


(Os dois livros de contos de Mahon, "Nevralgias" e "Doutor Funéreo", lançados em 2013 e 2014, seu primeiro romance, "O cambista", que será lançado hoje - 14 de abril -  e seu primeiro livro de poesia, "Meia Palavra Vasta", com lançamento previsto para 2016)

Eis como funciona o negócio da venda de segredos: Uma pessoa, precisando de dinheiro, decide vender um segredo que tem. Ela vai até uma das empresas de câmbio (no livro, são três), conta o segredo e recebe uma quantia pelo que contou. Se a pessoa quer deixar o segredo seguro, sem que ninguém possa usá-lo, ela terá de pagar juros mensais até ter o dinheiro para resgatá-lo. Se ela não pagar estas taxas, o segredo passa a ser da empresa, que pode vender o fato para políticos, para a imprensa ou para quem interessar.

A princípio, o negócio tinha lucratividade média, pois a maioria dos segredos eram detalhes da vida pessoal dos vendedores que pouco interessaria a compradores maiores. Mas com a fórmula de Erick Plum, estes pequenos segredos podem ter as informações cruzadas e, no meio dos arquivos da Anonyme S/A, surge um grande escândalo com um valor de venda considerável. Tudo estaria muito bem para todos, se Erick Plum também não tivesse um segredo.



Com a narrativa continua e fluída, o livro não demarca tempo e espaço. A única pista que temos de onde a história se passa são os nomes dos personagens, que podem ser russos, ucranianos ou de outro país do leste Europeu. A história é dividida em capítulos-fragmentos, cada um mais dinâmico que o outro: nem mesmo os diálogos interrompem o texto, que segue independente de estar numa fala, ação ou descrição.

Para aqueles que estão curiosos para entrar no mundo dos cambistas, o livro de Eduardo Mahon estará à venda nesta terça-feira (14), no lançamento. Após esta data, o romance será distribuído na Livraria Cultura em todo o Brasil e também estará disponível em formato “kindle”. A edição ficou por conta da editora cuiabana Carlini e Caniato.

Poesia

Depois de lançar dois livros de contos e apresentar agora seu primeiro romance, Mahon também já prepara sua estreia no mundo dos versos. Os livros “Meia Palavra Vasta”, “Palavra de Amolar” e “Palavrazia” compõem a trilogia poética do escritor. De acordo com Mahon, os três livros serão lançados juntos em 2016.

Outro projeto de Mahon é seu segundo romance, ainda em fase de produção. Com o título provisório de “Autobiografia de Paul Zimermman”, o livro irá navegar pelo mundo da esquizofrenia, delírios e hospitais psiquiátricos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet