Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Amazonia Legal

Cuiabá sedia abertura do projeto "SESC Amazônia das Artes 2015"

Foto: Assessoria SESC Amazônia das Artes

Cuiabá sedia abertura do projeto
A diversidade e a beleza da Amazônia ganham os palcos do Brasil, através do SESC Amazônia das Artes 2015, projeto do SESC que chega a sua oitava edição. O lançamento oficial acontecerá pela primeira vez em Mato Grosso, no SESC Arsenal em Cuiabá, nos dias 23 e 24 de abril, a partir das 19h. Os artistas que se apresentarão são dos Estados da Amazônia Legal.

Leia mais:
Debate reúne sociedade e secretaria na revisão de leis da "CPF da Cultura"

Sempre com projetos que buscam contribuir para o bem-estar social e incentivar a produção e fomentação da cultura no páis, o SESC apresenta pelo oitavo ano o projeto SESC Amazônia das Artes, que é realizado desde 2008 e busca incentivar a produção de arte local dos Estados que compões a Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Amapá, Tocatins, e a exceção do grupo, o estado convidado Piauí.

O coordenador de cultura do SESC Mato Grosso, Jan Moura, aponta o papel do SESC Amazônia como mais que um espaço para divulgação de trabalhos, e afirma que o projeto é uma forma de chamar a atenção da comunidade local e externa para o que se vem discutindo em arte fora dos eixos de produção. . “A expectativa é que a experiência possibilite um maior conhecimento sobre nós mesmos; um olhar para dentro para poder olhar para fora”, explica.

Com foco nos Estados que integram a Amazônia Legal, o SESC vem com este projeto pensar em conjunto soluções para os problemas do “custo amazônico”, como a escassez de políticas públicas, pouca formação técnica e superior e a dificuldade de se criar vínculos com o público.

O SESC Amazônia das Artes 2015 irá percorrer unidades do SESC dos Estados da Amazônia Legal , a partir do mês de maio. Serão 26 espetáculos de dança, teatro e música, exposições literárias e de artes visuais, além de exibições de curtas metragens. Cinema é a linguagem que terá mais atrações, seguido de Teatro e Música. Em agosto o circuito chega a Cuiabá, no Sesc Arsenal, com espetáculos entre os dias 11 e 20 de agosto. Em setembro, entre os dias 08 e 30, acontecem duas exposições de artes visuais.

Neste lançamento, a abertura oficial na quinta-feira (23) terá a participação de artistas do estado de Mato Grosso e um bate papo com os pensadores de cultura, professores Ludmila Brandão (UFMT) e José Marcio Barros (PUC-MG), discutindo o tema “Estéticas Fronteiriças – Arte Fora dos Centros”. O público também poderá conferir a instalação Orifício, do artista plástico Benedito Nunes, de Mato Grosso, e ao show com o grupo Regiojazz, de Roraima, que recriará músicas de compositores da Região Norte por meio de um jazz de referências regionais, apimentado por influências latinas.

Já no dia 24 de abril, tem espetáculo de teatro Agustino Peixe Grande, do grupo Teatro de Brinquedo (MT), seguido de exposição literária e exibição de curtas metragens. A programação se encerra com a apresentação do espetáculo de dança Grave Grogue, do Balé da Cidade de Teresina (PI).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet