Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Centenário Rubens de Mendonça

Literatura mato-grossense será abordada em encontro do Centenário Rubens de Mendonça

Foto: Reprodução

Literatura mato-grossense será abordada em encontro do Centenário Rubens de Mendonça
A Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML), abre suas portas ao público nesta sexta-feira (24), a partir das 19h30, com a palestra sobre a importância de Rubens de Mendonça na literatura do Estado. O evento faz parte das comemorações do Centenário Rubens de Mendonça, que vem realizando encontros desde julho de 2014. Familiares do escritor também estarão presentes.

Leia mais:
Homenagem: Exposição itinerante retoma a trajetória e vida de Marechal Rondon

Rubens de Mendonça foi poeta, historiador e jornalista mato-grossense. Publicou 38 livros e atuou em veículos como Correio da Semana, O Estado de Mato Grosso, Correio da Imprensa e Diário de Cuiabá, além de muitos outros que fundou e dirigiu.

O Presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Eduardo Mahon, contou ao Olhar Conceito que esta palestra será interessante e abordará um aspecto novo de Rubens de Mendonça. “Teremos o depoimento da filha do autor, o conteúdo será pessoal, poderemos ver o Rubens como pai e isso será uma visão nova”.

Neste encontro, os professores doutores Olga Maria Castrillon Mendes, Walnice Vilalba e Isaac Ramos, integrantes do Núcleo de Pesquisa "Wlademir Dias-Pino", da UNEMAT, abordaram o Rubens de Mendonça como escritor, comentando seu papel na literatura de Mato Grosso. O Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago de Almeida, presidente do Instituto de Língua Portuguesa da USP, também estará presente e será um dos palestrantes.

Intervenções artísticas também farão parte do evento, que é uma iniciativa de Adelia Badre Mendonça de Deus, juntamente com o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e também da Universidade Estadual de Mato Grosso e Casa Barão de Melgaço. A entrada é gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet