Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

folclore mato-grossense

Artista mato-grossense expõe esculturas de personagens folclóricos do Estado

Foto: Reprodução

Museu de Arte

Museu de Arte

Que Mato Grosso é terra de artistas isso todo mundo já sabe, a novidade é que o Museu de Arte de Mato Grosso, reúne obras de um desses talentos do Estado na exposição “Expressão Cuiabana” a partir desta quinta-feira, 23 de abril, às 9 horas.

Leia mais:
Homenagem: Exposição itinerante retoma a trajetória e vida de Marechal Rondon

A retratação de personalidades mato-grossenses que de tão irreverentes e importantes no contexto social já habitam seu folclore estará à disposição para apreciação do público. A artista que terá sua arte na exposição é Alair Fogaça, e delas são as mãos  que dão as escultura tons bem-humorados, com detalhes acentuados por um exagero singelo.

Alair Xavier é mato-grossense, nascida em Acorizal e atualmente moradora da cidade de Cuiabá, onde desenvolve suas pesquisas sobre escultura em argila há mais de 10 anos. Iniciou suas atividades como artista plástica por influencia do marido, o escultor Fred Fogaça e de uma amiga. Autodidata, a artista se aperfeiçoou ao longo do tempo, usando seu próprio cotidiano como inspiração para suas obras. Ela já realizou diversas exposições na capital mato-grossense e região, entre elas “Brava Gente” em Cuiabá (2007). Em 2008 viajou para Recife - PE onde expôs obras que representavam os mestres do Brasil.

Até o dia 1º de junho, o público pode conferir as obras de Alair com a reprodução de diversos personagens retratados através das curvas da argila que imprimem o olhar e as memórias da artista. De Jejé a Maria Taquara, passando por dançarinas de siriri e a televisiva Comadre Pitu, o cotidiano da cidade ganha visualidade por meio da escultura.

O Museu de Arte de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães. Fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

Serviço

Museu de Arte de Mato Grosso
Rua Barão de Melgaço, no 3565, Centro - prédio da Antiga Residência dos Governadores de Mato Grosso
Telefone: (65) 3025-3221​

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet