Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

sabores da nossa terra

Expedição Brasil Gastronômico chega a MT para pesquisar sabores e peculiaridades da culinária

Foto: Divulgação

Imagens da passagem da Expedição pela Bahia

Imagens da passagem da Expedição pela Bahia

Uma viagem gastronômica estados do Brasil mais o Distrito Federal, posteriormente trapor cinco duzida em documentário e livro que relatarão todas as experiências vivenciadas pela equipe da Expedição Brasil Gastronômico – uma preparação para a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Minas Gerais – que chega a Mato Grosso no próximo dia 10 de junho, para executar mais uma etapa de sua pesquisa de campo.

Chef retorna às origens e traz na bagagem deliciosa receita de Risoto de Moela Caipira
Culinária ribeirinha, shows e pesca mudam a paisagem pantaneira em Barão de Melgaço
Dega resgata alimentação saborosa e tranquila em antigo endereço da 24 de Outubro

A equipe irá pesquisar a gastronomia da região nos municípios de Cuiabá e Cáceres. O foco são as peculiaridades da culinária pantaneira, a pesca, a carne de piranha, criação de jacaré, a tradição e herança da comida indígena entre outros atrativos típicos.

Desde o dia 08 de março, os pesquisadores viajam por cinco estados, mais o Distrito Federal, para conhecer parte da cadeia produtiva da gastronomia brasileira (desde o produto, ao produtor e consumidor final) em busca de conceitos para o Festival de Gastronomia de Tiradentes (MG), que neste ano acontece de 23 de agosto a 1º de setembro.

O primeiro estado visitado pela Expedição foi São Paulo. Em seguida, o grupo viajou para o Sul do país rumo ao Paraná, pelo Distrito Federal e a Bahia. O roteiro será encerrado este mês, justamente por Mato Grosso e, posteriormente, Rio Grande do Sul.

No total, serão mais de 15 mil quilômetros percorridos e 50 localidades visitadas. O resultado será um documentário de 60 minutos, 12 programas de 15 minutos para a internet e um livro. À frente da Expedição está o escritor e comentarista gastronômico, Rusty Marcellini.

“A proposta é conhecer todos os processos, que são específicos de cada região, desde a exploração da matéria-prima à produção, passando pelos centros de distribuição até a sua colocação no mercado para o consumidor final”, destaca Rodrigo Ferraz, diretor-geral do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes e idealizador da Expedição Brasil Gastronômico.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet