Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Cristina Campos

Nova imortal da Academia Mato-Grossense de Letras toma posse esta semana

Foto: Victor Albuquerque

Cristina Campos no lançamento

Cristina Campos no lançamento

Em fevereiro deste ano, a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) elegeu mais quatro imortais, completando pela primeira vez em anos o quadro de acadêmicos (composto por 40 pessoas). A partir deste mês, começam as cerimônias solenes de posse. A primeira delas será a de Maria Cristina de Aguiar Campos e acontece neste sábado (02).

Leia mais:
Academia de Letras completa: Agora com 40 membros, instituição promete prosseguir com revitalização

O evento começa às 19h30 na Casa Barão de Melgaço. Cristina Campos ocupará a cadeira número 16, cujo patrono é Antônio Augusto Ramiro de Carvalho e último ocupante Valdon Varjão. Na ocasião, também haverá o show de lançamento do CD Mar de Xarayés, do músico contrabaixista Fidel Fiori.



Cristina Campos é graduada em Letras pela UFMT (1984); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (1995) e Semiótica da Cultura (1996); mestre em Educação, (UFMT, 1999); e doutora em Educação (USP, 2007). É também professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFMT – Campus Cuiabá.

Além de diversos artigos publicados, possui também sob sua autoria os seguintes títutlos: “Pantanal Mato-grossense: O Semantismo das Águas Profundas” (Entrelinhas, 2004); “Conferência no Cerrado” (Tanta Tinta, 2008); “Manoel de Barros: O Demiurgo das Terras Encharcadas” (Carlini & Caniato, 2010); e “O Falar Cuiabano”  (Carlini & Caniato, 2014). 


(Da esquera para a direita: Margarete Xavier, Cristina Campos e Olga Castillon)

Cristina Campos foi eleita para a Academia de Letras em fevereiro de 2015, ao lado de Flávio Ferreira, Olga Castrillon Mendes e Luciene Carvalho. A próxima cerimônia de posse será a de Olga, no dia 29 de maio, também na Casa Barão de Melgaço. As últimas duas solenidades ocorrerão ainda este ano.

Lançamento do CD “Mar de Xarayés”

Como uma das novidades, após a cerimônia de posse, às 22h, haverá o show de lançamento do CD “Mar de Xarayés”, do músico contrabaixista Fidel Fiori, que contará com a presença de: Igor Mariano (teclado), Wellington Berê (guitarra, violão, voz e contrabaixo), Éder Uchoa (bateria), Neto Moraes (saxofone e flauta transversal), Hendson Santana (voz), e outros convidados.

De acordo com a assessoria, “Mar de Xarayés”, produto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, foi inspirado na fusão que as águas propiciam, numa abordagem que “junta os matos” – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – com as fronteiras castelhanas. Oo resultado, traduzido em linguagem de jazz, apresenta uma obra versátil, que varia do rock ao jazzqueado, fusão que Fidel vem realizando. Participaram da gravação grandes nomes da música, como o contrabaixista Jorge Helder, o cantor Jerry Espíndola e o violonista Fúlvio Paredes.

O CD homenageia Antônio Sodré, ao gravar um clássico do rock cuiabano de sua autoria, ‘Sthil’, e também o poeta Antônio Carlos Lima, com ‘Pantan’.

Serviço

Posse de Cristina Campos na AML
Data: Sábado (02 de maio)
Horário: 19h30
Local: Casa Barão de Melgaço
Endereço: Rua Barão de Melgaço nº 3869, Centro


*Atualizado o crédito da foto em 14/05/2018
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet