Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Música

Eterno 'síndico' do Rio, cantor Tim Maia será imortalizado em escultura

O cantor e compositor Tim Maia, o eterno “síndico” do Rio, morto em 1998, vai ganhar um posto fixo na cidade. A exemplo do que já acontece com outras celebridades cariocas de nascimento ou de coração como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Chacrinha, Renato Russo e Carlos Drummond de Andrade, Tim terá sua escultura instalada na esquina da Rua do Matoso com Rua Doutor Satamini, na Tijuca, na Zona Norte. O trabalho artístico ficará a cargo da escultora Christina Motta, a mesma artista que eternizou Tom Jobim a caminho do mar, no Arpoador, na Zona Sul.

Christina garante que o Tim de bronze e alumínio – das latinhas azuis de creme Nivea – vai ser um pouco mais alto que o cantor para que possa ser melhor apreciado até por quem passa distante, de carro. A escultura vai ter cerca de 1,80m. enquanto Tim media 1,68m.

Tim Maia vai tomar conta do bairro onde nasceu, como informa a Nivea, idealizadora do projeto junto com a agência Isobar. O síndico ainda não tem uma data definida para fixar residência, mas não deve passar de junho. O que é certo, garante Christina é que a réplica de bronze será mais uma atração na cidade.

“Estou vendo vídeos e fotos das últimas apresentações de Tim Maia. Ele vai ser mostrado como o público lembra do artista: gordo, com o cabelo mais curto e, claro, cantando, que era o que o deixava feliz. Acredito que o que vai ser mais complicado confeccionar é o rosto, mas ele tinha traços característicos marcantes, o que vai tornar o trabalho menos difícil. O importante é que ele vai emocionar como Tom”, disse a artista que ainda não decidiu se a escultura terá apenas com a cor como a Brigitte Bardot, em Búzios, na Região dos Lagos, ou duas cores, como a de Tom Jobim, duas criações da escultora.

Christina, que ainda está concluindo o projeto, disse que recebeu total apoio do filho de Tim Maia, Carmelo. E que esperar concluir a parte artística até 15 de maio, para enviar o molde à fundição. A escultura deve estar pronta até meados de junho. Ainda não foi decidida uma data para a sua inauguração. A ideia inicial é que seja próxima de 28 de junho, quando será realizado o tributo ao cantor no Nivea Viva, na Praia de Copacabana, com Ivete Sangalo e Criolo, sob a direção de Monique Gardenberg.

A turnê do Nivea Viva, que em sua quarte edição presta uma homenagem a Tim Maia será realizado em outras seis capitais, além do Rio: Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília e São Paulo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet