Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Inscrições para etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica terminam nesta quinta

Terminam nesta quinta-feira (30.04) as inscrições para a etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Alunos do ensino fundamental, médio ou técnico de até 19 anos interessados em participar poderão se inscrever pelo site http://www.sistemaolimpo.org/. A competição contará com duas etapas, uma prática e outra teórica. A prática será em outubro, na Universidade Federal de Uberlândia (MG). Já a teórica acontecerá em agosto e consiste em uma prova que testará o conhecimento dos estudantes sobre física e ciência aplicada, feita na própria escola.

Para participar da prova prática as equipes escolares, formadas por até 4 alunos, desenvolverão um robô que tem como objetivo resgatar uma vítima que está em situação de perigo. Para a realização da tarefa, será montado um ambiente de risco, com a simulação de um trajeto íngreme, com obstáculos e rampas. O teste analisa o uso da tecnologia empregada e o tempo para a complementação do percurso. Para que os estudantes possam ser cadastrados a escola deve estar com seu cadastro regularizado, de maneira que os respectivos alunos possam vinculá-la no momento da inscrição.

A etapa estadual prática é organizada pelo professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do departamento eletroeletrônica do campus Cuiabá , Ronan Marcelo Martins, e tem o apoio da secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT). Esta etapa selecionará duas equipes, uma do ensino fundamental e outra do ensino médio, para representar o estado na Olimpíada nacional. Este é o segundo ano que Mato Grosso participa da competição, sendo que o ano passado a equipe do IFMT conquistou o 6º lugar na etapa nacional, entre 40 participantes.

Ronan defende a importância da robótica para o desenvolvimento social, aumento da empregabilidade e, sobretudo, a popularização da tecnologia e espera que as escolas participem cada vez mais com projetos. “A Olimpíadas de robótica dá a oportunidade dos estudantes vivenciarem a tecnologia e estimular o gosto pela pesquisa, pela curiosidade, pela ciência e claro, identifica e forma talentos. Na OBR de 2014, tivemos um honroso 6º lugar para Mato Grosso, pois foi nosso ano de estréia e concorremos com escolas que realizam projetos de robótica há anos”.

Para mais informações acesse o site oficial: www.obr.org.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet