Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Carreira

Na ponta do lápis: os gastos básicos para quem vai morar sozinha

Na ponta do lápis: os gastos básicos para quem vai morar sozinha
Se você nunca pensou em tudo o que é preciso para manter uma casa, pode se assustar com seu novo orçamento mensal. Coloque os gastos na ponta do lápis antes de preparar a mudança.

Aluguel: Geralmente é o maior gasto do orçamento. Prédios sem elevador ou garagem tendem a ser mais baratos. Mas o fator que mais conta é a localização. Para economizar, considere bairros menos bombados.

Condomínio: O valor não é proporcional ao aluguel. Prédios antigos costumam ter aluguel barato, mas condomínio caro - porque precisam de mais manutenção. Ter um porteiro 24 horas e um espaço de lazer também encarecem.

Luz e água: Em alguns prédios, a água vai embutida no valor do condomínio. Problemas na rede elétrica e hidráulica podem resultar em uma conta bem alta. Pergunte ao proprietário os valores médios dessas contas.

IPTU: Quem mora de aluguel geralmente também arca com o IPTU, imposto municipal que varia de acordo com a localização, o tamanho e a idade do imóvel. Pode pagar parcelado, mas quem quita o total à vista ganha desconto.

Tevê, internet e telefone: Mesmo que quase não use o telefone fixo nem fique em casa para ver tevê, vale a pena comprar o combo. A diferença é muito pequena em relação ao que se paga só pela internet. Não adie a instalação. Sem eles, você pode se sentir muito só na nova vida.

Material de limpeza: Talvez você nunca tenha se dado conta disso morando com os pais, mas uma casa precisa de muitos produtos de limpeza (vassoura, balde, desinfetante, água sanitária, detergente, limpa - vidros - a lista vai longe...) e isso tem seu preço. Se puder, compre em maior quantidade e estoque. Assim fica mais barato.

Serviço de faxineira: É dispensável, mas sua qualidade de vida vai melhorar muito se você puder contar com uma diarista uma vez por semana ou a cada 15 dias, pelo menos. Lembre-se de que em um dia não dá para ela fazer tudo, então organize-se e defina prioridades.

Imprevistos e consertos: Lâmpadas e chuveiros queimam, ralos e pias entopem. Procure manter um fundo apenas para a manutenção da casa, pois esses probleminhas sempre aparecem sem avisar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet