Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Turismo

CONTATO DIRETO COM A NATUREZA

Turismo Ecológico: águas cristalinas de Nobres atraem turistas brasileiros e estrangeiros

Foto: GCOM-MT

Turismo Ecológico: águas cristalinas de Nobres atraem turistas brasileiros e estrangeiros
O Distrito de Bom Jardim, em Nobres (a 180 km de Cuiabá ) encanta quem por ali passa. O paraíso ecológico vem se firmando como um dos principais pontos turísticos mato-grossenses, recebendo visitantes que buscam um turismo de aventura, com mergulhos entre peixes em rios transparentes e piscinas naturais, sem falar na caminhada em trilhas pela mata que dá acesso a cachoeiras e paisagens deslumbrantes.

Leia Mais:
Pousada no Pantanal oferece contato com a natureza e é opção

A paranaense Liziane de Fátima teve a impressão de que a tímida cidade do interior do Mato Grosso teria pouco a oferecer aos turistas. Mas foi com uma grata surpresa que descobriu que a falta de sinal de internet era compensada por uma vegetação nativa quase intocada e cercada pelas belezas e encantos das águas cristalinas de rios repletos de peixes, cavernas subaquáticas e cachoeiras que atraem visitantes do mundo todo.

Por indicação de amigos, Liziane fez questão de conhecer o Aquário Encantado e o Rio Salobra em sua primeira visita a Mato Grosso. Munida com máquina fotográfica, colete para flutuação, máscara de mergulho e tubo snorkel, a paranaense percorreu uma trilha de 500 metros pela mata fechada até chegar ao local do mergulho.

Liziane, que já está acostumada a viajar pelo Brasil, se empolgou com o contato direto com a natureza. “Isso aqui é maravilhoso. Nunca pensei em encontrar um lugar tão bonito assim aqui no meio do Brasil. Vi as fotos na internet e resolvi conferir como seria mergulhar em uma água transparente e tão perto dos peixes. Vou trazer muita gente do Sul para conhecer esse paraíso. Espetacular!”.



De acordo com assessoria do Governo do Estado, todo o trajeto é realizado com um guia responsável também para dar treinamentos a quem não tem experiência em flutuação. Débora do Nascimento tem por ofício conduzir o passeio dos turistas no aquário encantado, onde os peixes “estão ali como se fossem de estimação”. Guia turística há 10 anos, Débora nasceu em Rosário Oeste e se criou no distrito de Bom Jardim, em Nobres. Ela, que diz não trocar este trabalho "por nada nesse mundo", comemorou o apoio que o novo governo do Estado tem dado à localidade.

Com menos de quatro meses de administração, o governador Pedro Taques em um trabalho realizado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Ministério Público, liberou licenças ambientais para seis propriedades na região. O documento irá possibilitar que os empresários consigam crédito para melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos. Os títulos foram entregues no dia 25 de abril e já trazem esperança para quem vive do turismo.

A localidade é um dos grandes atrativos da região e chama a atenção porque o rio Estivado oferece uma piscina natural onde os peixes saltam para fora d’água para buscar alimentos. Distante 1km da Vila Bom Jardim, os visitantes podem tomar banho com várias espécies de peixes como a piraputanga, dourado e piau.

Já a Cachoeira da Serra Azul chama atenção com sua queda d´água de 45 metros de altura, e a lagoa azul, que possui uma coloração surpreendente devido ao calcário. A cachoeira é muito visitada, mas é preciso ânimo para encarar a aventura. Além da trilha, é preciso subir uma escadaria de 185 degraus para aproveitar as belezas do lugar. Isso porque a cachoeira está localizada no alto da Serra Azul, que fica a 20 km do distrito de Bom Jardim. O turista precisa deixar o veículo no pé da serra e seguir por 350 metros até chegar à escadaria. Mas o cenário surpreendente compensa o esforço, principalmente para os amantes da fotografia. (Com assessoria). 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet