Uma prática democrática que oferece beleza a todos ou um padrão massacrante que exclui nossas particularidades estéticas? Muito cedo pra afirmar qualquer coisa. O fato é que seios fartos, boca carnuda, sobrancelhas arqueadas e nariz aquilino é um padrão de beleza que nasce das macas dos cirurgiões plásticos.
Reunindo pessoas que foram quase que totalmente modificadas pelo excesso de cirurgias plásticas, o fotógrafo Philip Toledano lançou o livro “A New King of Beauty”. Nos retratos, homens e mulheres de diferentes idades ostentam as mesmas feições serenas e inexpressivas. Fica difícil diferenciá-los, parecendo mais uma exposição de bonecos de cera, que pessoas reais.
O trabalho de Philip Toledano questiona um processo tão presente em nosso cotidiano, que às vezes nem paramos pra prestar atenção ou olhar criticamente. Philip nos torna próximos e ao mesmo tempo distante dos fotografados. Mesmo que estes sejam a representação do excesso, as razões que os levaram até este ponto, seja baixa autoestima, perfeccionismo ou qualquer outro motivo está presente em cada um de nós.