Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Chuveiro 'inteligente' calcula volume de água gasto e dá nota no fim do banho

Um chuveiro elétrico "inteligente" fabricado em Porto Alegre (RS) calcula o gasto de água e de energia durante o banho, e ainda dá uma nota geral sobre a ducha, informando o tempo decorrido e uma projeção de custo mensal.

O equipamento também possui um sistema que permite escolher a temperatura da água e o tempo máximo de banho programados para até cinco pessoas por meio de um controle remoto. Para ajudar a monitorar o período com a ducha ligada, o aparelho emite avisos sonoros a cada três minutos.
O "MyShower" é híbrido: ele é elétrico, mas caso a residência tenha sistemas de aquecimento a gás ou solar, ele aquece a água usando energia elétrica até o momento que a temperatura fique adequada. Depois disso, o sistema faz uma espécie de "calibragem" para economizar energia e aproveitar a água aquecida na tubulação, evitando o desperdício.

Em geral, os chuveiros elétricos gastam 45 litros para um banho de 15 minutos. Já a ducha com aquecimento a gás, no mesmo período e nas mesmas condições, consome 135 litros.

A instalação do chuveiro "inteligente" é igual ao de um modelo tradicional. Segundo o diretor da fabricante, Régis Haubert, quem tem duchas por aquecimento a gás ou solar pode fazer a troca pelo "MyShower". Só é preciso um ponto de tomada perto do box.

O aparelho começou a ser desenvolvido há quatro anos e está no mercado há um ano e meio. “Nós pensamos no conceito de que o chuveiro é o segundo eletrodoméstico que mais consome energia em casa, além de ser um vilão no uso de água, mas que não tinha atenção dos fabricantes", afirmou Haubert.

A empresa conseguiu cinco patentes relacionadas ao produto. O chuveiro elétrico pode ser adquirido pela internet, com preços que variam de R$ 440 a R$ 550, segundo pesquisa feita pelo G1.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet