Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Carro voador cai durante voo de teste na Eslováquia

Um carro voador caiu durante um voo teste na Eslováquia nesta sexta-feira (8). O piloto, que também é o fundador da empresa fabricante, conseguiu acionar o paraquedas a tempo e não se feriu.

Já em seu terceiro protótipo, o AeroMobil realiza testes desde outubro de 2014. Com dois lugares, para motorista e carona, o veículo pode trafegar normalmente como um carro de passeio. Para voar, abre as asas dobráveis posicionadas acima no capô e faz as hélices na traseira girarem (veja vídeo acima).

De acordo com o site eslovaco “Nitra”, as pessoas que estavam próximas do aeroporto da cidade de Janíkovce, de onde o carro decolou, dizem terem visto o veículo cair em parafuso.

Segundo comunicado da empresa, o piloto, Stefan Klein, voava a 300 metros de altitude quando “encontrou uma situação inesperada”. Para amenizar a queda, ele acionou um paraquedas que, diz a companhia, “aterrissou o veículo sem causar qualquer ferimento ao piloto”. Já o carro voador não sobreviveu.

Klein passou 20 anos trabalhando no desenvolvimento do veículo. Ele diz ter se inspirado nas histórias fantásticas dos escritores Júlio Verne (1828-1905), de obras como “Viagem à Lua” e “A Volta ao Mundo em 80 dias”, e Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor de “O Pequeno Príncipe”.

Em sua conta no Twitter, a empresa evocou outra celebridade, desta vez do campo da indústria, para explicar a queda do carro. Citando Henry Ford, pioneiro da indústria automobilística, tuitou: “Verdadeiros erros são apenas aqueles com os quais nós não aprendemos nada”.

“No processo de desenvolvimento de novos veículos, especialmente na fase de protótipo, a possibilidade de situações inesperadas é uma parte natural do programa de teste”, informou a empresa. Completou afirmando que o protótipo será testado “de todas as formas possível para estabelecer seus limites e melhorá-lo”.

Para AeroMobil, a terceira versão do carro voador já era fabricada com os mesmos materiais da versão final do veículo, que chegaria ao mercado em 2017.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet