Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Museu de Arte de MT

Exposição fotográfica que tem água como tema central começa nesta quinta

Foto: Reprodução / José Medeiros

Pantanal

Pantanal

“Água de viver”, Produção fotográfica que tem a água e sua escassez como principal tema, tem sua abertura nesta quinta-feira (14) no Museu de Arte de Mato Grosso, a partir das 19h. Obras dos artistas Mario Friedlander, José Medeiros e Izan Petterle serão as expostas.

Leia mais:
Última oportunidade de conferir a exposição “Jovem arte mato-grossense” é neste domingo
Concurso vai dar a crianças o título de 'Embaixadores Bichos do Pantanal' e passeio pelo Rio Paraguai

Izan foca na diversidade do uso deste bem natural por pescadores, animais e rituais. Suas fotos são todas em preto e branco e foram clicadas em lugares como Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas e Maranhão.

Já Jose Medeiros mostra o rio Cuiabá degradado e poluído por meio de um mosaico de fotos que contém objetos jogados no rio. Por outro lado, ele revela a água sendo utilizada de forma correta e natural por povos indígenas das etnias Ikpeng e Enawenê-Nawê, do Médio Xingu. Uma das técnicas utilizada por ele é a de sobreposição de fotos.

O terceiro artista, Mario Friedlander, expõe fotografias aéreas da água na natureza, tanto em equilíbrio quanto em estado de degradação por motivos como o garimpo no pantanal em Poconé (MT), o desvio de cursos de rios e o avanço do desmatamento. Outros lugares fotografados por ele foram Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, e em áreas de fronteira com Paraguai e Bolívia.

Serão expostas, ao todo, 53 fotos no museu, tanto em molduras como em adesivos, lonas e duas instalações.

A diretora executiva do museu, Viviene Lozi, afirma que tudo foi explorado no projeto de ocupação “Procuramos consolidar a criação em suportes e ambientes diferentes, utilizando salas, chão, teto, corredores, paredes de escadas e recepção, janelas e piscina na parte externa, integrados à exposição e, ao mesmo tempo, os ambientes foram organizados para obter a privacidade ou a neutralidade imprescindível para as obras fotográficas expostas”.

Segundo a diretora, o objetivo final é estimular a reflexão sobre a importância de tratar esse recurso natural "com o carinho e o respeito merecidos, considerando a água, o sangue da vida”. A curadoria é coletiva e conta com a participação dos três fotógrafos e da equipe do Museu de Arte de Mato Grosso.

Serviço

Abertura da exposição Água de Viver
Museu de Arte de Mato Grosso
De 14 de maio, às 19 horas
Visitação até 14 de junho, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
O museu fica na rua Barão de Melgaço, 3565, Centro
Prédio da antiga Residência dos Governadores de Mato Grosso
Telefone: 65 3025-3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet