Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Participe!

Ministério da Educação abre inscrições para concurso histórico-literário

Foto: Divulgação

Ministério da Educação abre inscrições para concurso histórico-literário
Estão abertas inscrições para o Concurso Histórico-literário “Caminhos do Mercosul – Convocatória 2015”. O projeto é uma realização do Ministério da Educação do Brasil (MEC) e o Setor Educacional do Mercosul, por meio da Assessoria Internacional do MEC e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas.

Leia mais:
Sebrae Mato Grosso realiza curso fotográfico sobre Sustentabilidade em junho
Campanha reúne memória coletiva no Museu de Imagem e Som de Cuiabá

Seis alunos serão selecionados que terão como prêmio uma viagem acadêmica, recreativa e cultural ao estado do Amazonas, com todos os custos cobertos pelo país anfitrião, no período de 18 a 25 de outubro de 2015.

O objetivo do concurso é gerar um espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber, voltado para o desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, estimulando a produção intelectual sobre a região e o processo de integração. Demonstrar os distintos conhecimentos através de produções escritas e fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os/as estudantes da região respeitando a diversidade cultural também são propósitos do concurso.

O tema principal é “A Floresta Amazônica como Patrimônio da Humanidade”. A escolha deu se em razão da abundância de recursos da floresta e de seu papel como fonte de equilíbrio ambiental do planeta. Seus vegetais, no processo de evapotranspiração, são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera. Já o Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo e com mais de mil afluentes, deságua aproximadamente, 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano, o que torna a salinidade das águas costeiras mais baixas.

O conjunto de povos indígenas ou de outras culturas (seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, etc.) contribui para a existência de uma riqueza cultural que poucos conhecem. Esses povos aprenderam a utilizar os recursos, devido a sua longa experiência dentro da floresta, e se tornaram importantes para a ciência e tecnologia moderna. Na Amazônia legal (área que engloba nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônica) encontramos 69% da população indígena, sendo que 55% sobrevive diretamente da Floresta.

Podem participar estudantes do ensino médio nos países membros e associados do Mercosul (Educação Secundária ou Técnico Profissional); nascidos exclusivamente nos anos de 1998 a 2000 (ter entre 15 e 17 anos); que detem boa atuação escolar reconhecida pela instituição de ensino (assistência, conduta e rendimento); autorizados expressamente pela família (apoio familiar); e capazes de conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas. Os interessados em participar deve estar disposto a cumprir integralmente o regulamento que regerá toda a viagem, além de encaminharem todos os documentos à Assessoria Internacional do MEC até 10 de julho.

Mais informações no SITE, pelo email: ai@mec.gov.br. Ou pelos telefones: (61) 2022 7881 ou 2022 7885 ou 2022 7884
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet