Olhar Conceito

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Música

Festival Conexão PE leva músicos do estado à Argentina e ao Uruguai

O festival que há oito anos leva a música pernambucana para outras capitais brasileiras voa mais longe neste ano de 2015. Desta vez, o Conexão PE quer estreitar as conexões culturais entre o Brasil e os países da América Latina. Por isso, leva shows de artistas nascidos em Pernambuco para as capitais da Argentina e do Uruguai. As apresentações começam nesta sexta-feira (5) em Buenos Aires.


É o Centro Cultural Kirchner que vai receber a música pernambucana na capital argentina. A partir das 15h desta sexta, o local sedia um workshop do percussionista Naná Vasconcelos. No festival, Naná pretende apresentar o resultado das suas influências artísticas, que vão desde o maracatu, a música erudita brasileira e o rock. Por isso, ele volta ao palco do Centro Cultural Kirchner às 16h do sábado (6) para apresentar o fruto da sua produção.

O show de Naná ainda conta com a participação de Los Tomba, Jam da Silva e Sexteto Irreal. Siba também se apresenta na Argentina no sábado, com o objetivo de mostrar o som do maracatu de baque-solto e da ciranda.

No domingo (7), o Conexão PE segue para o Uruguai. A capital Montevidéu recebe o show de Naná Vasconcelos às 21h na Sala Zitarrosa. Na segunda-feira (9), é a vez de Jam da Silva mostrar seu som na cidade, na Sala Verdi. O músico apresenta seu novo álbum, "Nord", que traz influências do Nordeste e de lugares nórdicos por onde passou, como a Islândia.

Segundo a idealizadora do festival, Mônica Cosas, o Conexão PE se reinventou neste ano a fim de aumentar a circulação dos artistas brasileiros no cenário latino-americano e também trazer mais músicos de fora para o Brasil. A mudança torna-se realidade após sete anos de festival e depois de muitos intercâmbios entre os artistas pernambucanos e os do resto do Brasil. Nas sete edições anteriores, o Conexão PE já levou os músicos locais para as capitais de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A internacionalização do festival é patrocinada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e a Ibermúsica.
Para encerrar a edição de 2015, o Conexão PE volta ao Brasil com o músico colombiano Antônio Arnedo, que combina jazz, música clássica e ritmos folclóricos colombianos em seus espetáculos. Ele vai se apresentar no Recife no dia 20 de junho, no Museu do Estado.
Serviço:
Argentina
Sexta-feira, 5 de junho, às 15h00 - Workshop com Naná Vasconcelos no Centro Cultural Kirchner (Bouchard 350, 1106, Buenos Aires, Argentina)

Sábado, 6 de junho, às 16h - Conexão Pernambuco no Ciclo Diálogos com participação de Los Tomba, Jam da Silva, Sexteto Irreal, Siba e Naná Vasconcelos, no Centro Cultural Kirchner (Bouchard 350, 1106, Buenos Aires, Argentina)

Uruguai
Domingo, 7 de junho, às 21h00 - Conexão Pernambuco com Naná Vasconcelos, na Sala Zitarrosa (18 de Julio, Julio Herrera y Obes, 1012, Montevidéu). Preço UY$ 500

Segunda-feira, 8 de junho, às 20h30 - Conexão Pernambuco com Jam da Silva, na Sala Verdi (Soriano, 914, Montevidéu). Preço UY$ 250
Recife
Sexta-feira, 20 de junho - Antônio Arnedo, no Museu do Estado, no bairro das Graças
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet