Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Pontos 'queridos' de Santos, no litoral de SP, inspiram desenhos antiestresse

Foto: (Foto: Mariane Rossi/G1)

Pavão do Orquidário de Santos virou desenho antiestresse

Pavão do Orquidário de Santos virou desenho antiestresse

Pontos característicos de Santos, no litoral de São Paulo, como a Estátua do Peixe, o monumento de Tomie Othake, as muretas dos canais e os animais do Orquidário Municipal se transformaram em desenhos antiestresse. A prefeitura resolveu seguir a onda dos livros de colorir para adultos, nova febre entre os brasileiros, e deixar ainda mais marcantes alguns lugares da cidade adorados por santistas e turistas.

Marcelo Rovai, Cecilia Dias e Lucianne Maeda, da Secretaria de Turismo, são os responsáveis por transformar os pontos turísticos em belos desenhos. “Vimos que isso está em evidência, todo mundo está fazendo, compartilhando as pinturas. Então, tivemos a ideia de colocar Santos no meio disso”, diz Marcelo.

Os três fazem os desenhos à mão, baseados em fotografias e também inspirados nos livros de colorir para adultos disponíveis no mercado. “A gente pega algumas ideias desses livros, o formato, e vê qual se encaixa melhor com cada elemento da cidade”, explica Marcelo. Os últimos retoques são feitos no computador. A cada 15 dias, um desenho novo fica pronto.

“Escolhemos os temas pela memória afetiva. A gente sabe, por exemplo, que todo mundo tem foto com o ‘leão da praia’, os pais levam os filhos. Então, ele será o próximo. Também estamos finalizando o desenho da Estátua do Peixe, da entrada da cidade. Como trabalhamos no site da prefeitura há alguns anos, sabemos o que as pessoas preferem. E conta também o visual. Santos tem monumentos específicos”, comenta Marcelo.

Lucianne explica que os internautas têm duas possibilidades para baixar os desenhos, por meio da página do Portal de Turismo de Santos ou diretamente pelo link. Depois, é só preparar o lápis de cor, pincel, tinta ou giz de cera, usar a criatividade e colorir um dos destaques da cidade. Ao término, é possível postar nas redes sociais usando a hashtag #obomdesantos.

“Não temos ideia de quantos vamos fazer. Conforme os internautas vão respondendo, a gente vai fazendo. Já temos mais dois prontos, mas, provavelmente, vai passar disso. A ideia é ter um diferencial, mostrar criatividade. Queremos que as pessoas participem, enviando comentários. Se combate o estresse eu não sei, mas as pessoas gostam”, conclui Marcelo..
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet