Olhar Conceito

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Música

João Rock reúne 45 mil pessoas em maratona de 12 horas de shows

Aguardada com ansiedade pelos fãs de rock, a 14ª edição do João Rock, em Ribeirão Preto (SP), foi definida pela maioria com uma só palavra: inesquecível. Em dois palcos, 15 das maiores bandas do país se revezaram por mais de 12 horas, comprovando que o festival é um dos maiores do estilo no interior.


Com 230 mil metros quadrados, o Parque Permanente de Exposições, atual sede do festival, ficou pequeno para receber tanta gente. Segundo os organizadores, 45 mil pessoas curtiram o evento. Público que permaneceu até o fim cantando, vibrando, curtindo cada solo de guitarra e bateria.

Não só isso. Na arena de esportes, em todo momento era possível ver alguém praticando sllackline, saltando de bungee jump, demonstrando manobras radicais no skate ou só assistindo às apresentações de motocross. Até um estúdio de tatuagem ao ar livre foi montado dentro do festival.

Mas os roqueiros queriam saber mesmo de show. O palco principal foi aberto pela banda Samanah, de Bauru (SP), que venceu um concurso promovido pelo festival, cujo prêmio era justamente o gostinho de esquentar o público para a noite quase interminável de rock.

Pela segunda vez no festival, o rapper Criolo assumiu o palco em seguida com um show empolgante, entregando a galera ao músico Frejat, o primeiro ponto alto da noite. Durante quase uma hora, o ex-Barão Vermelho apresentou os principais hits da carreira, como “Maior Abandonado”, “Por Você” e “Pro Dia Nascer Feliz.”

Direto de Minas

Quarta atração da noite, Skank ganhou o público com “A noite”, composição do mais recente álbum, lançado no ano passado. O contraponto veio logo em seguida: “É uma partida de futebol” relembrou os primeiros anos de sucesso da banda mineira.

Aliás, durante todo o show, bandeiras de Minas Gerais foram erguidas por fã-clubes em homenagem à terra natal da banda. O repertório prosseguiu com “É proibido fumar”, que levou o público ao delírio. O sucesso só foi superado por “Vamos fugir”, que encerrou o show.

Sem parar

Sem deixar a galera esfriar, Capital Inicial subiu ao palco mandando logo de cara sucessos como “Respirar Você”, “Quatro Vezes Você” e “Independência.” Com um ânimo de dar inveja, Dinho Ouro Preto se multiplicava em cima do palco. “Ribeirão virou sede do maior festival de rock brasileiro”, disse.

Antes de deixar o palco, o cantor fez uma “selfie” com o público e jogou as palhetas dos guitarristas no meio da multidão. Os fãs de rock não perderam o pique e com a mesma empolgação receberam a cantora Pitty, que fez um show forte e marcado por notas altas.

No repertório, a estrela baiana apresentou canções do álbum mais recente, “Sete vidas”, além de sucessos como “Teto de Vidro”, “Você me adora” e “Equalize.” Imagens nos telões ajudaram a compor o clima de cada uma das composições.

Comemoração

“Essa é uma noite que a gente espera o ano inteiro”. Foi com essas palavras que o cantor Badauí abriu o show do CPM 22, emendando que a banda aproveitava a participação no João Rock para comemorar os 20 anos de carreira.

Apesar do tom saudosista, a apresentação não deixou de surpreender o público, que “brincou” com uma bola gigante ao som de “Não sei viver sem ter você”, “Dias atrás” e “Um minuto para o fim do mundo.”

Ponto alto

Uma das atrações mais aguardadas no festival, o Planet Hemp subiu ao palco principal do João Rock já na madrugada de domingo (14) e levantou o público com o hit de 1995 “Legalize Já”, do primeiro álbum da banda. Comandado por Marcelo D2, o grupo, que se reuniu em turnê nacional em 2013, agora lança um DVD com os maiores sucessos da carreira.

No show em Ribeirão, outros clássicos como “Dig Dig Dig (Hempa)”, “Queimando Tudo” e “Quem tem seda?”, entoados por D2 e pelo rapper BNegão, fizeram a plateia voltar no tempo e relembrar o auge do sucesso da banda, que se desfez em 2001.

Um das canções mais conhecidas do Planet Hemp, “Exquadrilha da Fumaça”, foi entoada em coro pelo público. Os cariocas encerraram a apresentação com “Contexto”, “A culpa é de quem?” e “Samba Makossa”, de Chico Science & Nação Zumbi.

Antes de a banda deixar o palco, no entanto, um encontro inesperado levou o público ao delírio. A cantora Pitty reapareceu para dividir o microfone com D2 em “Mantenha o Respeito", a última do repertório do Planet Hemp. Esse seria apenas um dos encontros que marcaram a 14ª edição do João Rock.

Segundo encontro

Passava de 3h30 quando o grupo Detonautas assumiu os vocais e, no meio do show, convidou "Gabriel, O Pensador" - que havia se apresentado no Palco Universitário do festival - para uma participação especial. O músico cantou "Cachimbo da Paz" e levantou a plateia.

Detonautas ainda fizeram o fãs vibrarem com “Quando o sol se for”, “O dia que não terminou” e “O inferno são os outros”. Com as luzes do palco apagadas, a versão acústica de “Olhos certos” fez a plateia iluminar o Parque Permanente de Exposições com isqueiros e câmeras de smartphones.

Entre uma canção e outra, Tico Santa Cruz parecia entoar um mantra: “Vibrações positivas, Ribeirão Preto! Luz, amor, paz e prosperidade”, dizia o vocalista, acompanhado do público com as mãos para o alto. O auge da apresentação veio no final do show, com “Outro lugar”, música do primeiro álbum da banda.

Mais rock

Quase quatro horas após o previsto, os integrantes da banda Raimundos, a última a tocar na 14ª edição do João Rock, encerrou o festival. A banda, agora liderada por Digão, começou a apresentação com o sucesso “Puteiro em João Pessoa”, primeiro single do grupo, lançado em 1994.

Depois de tocar “Baculejo”, canção do álbum mais recente, a "sessão nostalgia" tomou conta do show, com o embalo de hits como “O pão da minha prima” e “Mulher de Fases”. O público permaneceu em peso até o fim, cantando, aplaudindo e curtindo os solos de bateria, que marcaram a maioria das músicas do show.

Ao término de cada hit, os aplausos e assovios intermináveis eram a demonstração de "quero mais" e a promessa de que os fãs do rock já aguardam pela próxima edição do João Rock, em 2016.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet