Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Olimpíadas 2016

Cuiabá entra na lista das cidades que receberá Tocha Olímpica; passagem terá evento comemorativo

Foto: Reprodução

Cuiabá entra na lista das cidades que receberá Tocha Olímpica; passagem terá evento comemorativo
O Brasil é o país sede das próximas Olimpíadas, que acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro, e Cuiabá é uma das cidades que receberá a Tocha Olímpica, símbolo maior do evento mundial. Todas as capitais estaduais brasileiras estão na rota da passagem da Tocha, que contará com evento comemorativo e show nacional. No total, 300 cidades receberão o símbolo olímpico.

Leia mais:
Considerada uma das maiores do estado, mostra de dança de Mato Grosso começa nesta quinta-feira
Com queima de fogos para acordar os festeiros, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira

É a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México-1968. Haverá a disputa de 42 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, que foram aprovados.

Antes do evento de abertura, a Tocha Olímpica faz sua jornada saindo do berço dos jogos, na Grécia, onde será acesa em Olímpia. Depois, viaja uma semana por cidades gregas até chegar à capital Atenas. De lá, a tocha segue direto para o Brasil num avião para iniciar sua peregrinação até chegar à cidade que sediará o evento, no caso o Rio de Janeiro. Ao longo do percurso estão todas as capitais estaduais brasileiras.

Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, movendo-se por 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até 4 cidades por dia. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, aumentar a participação do povo brasileiro em torno dos jogos, contar histórias do Brasil e promover celebrações diárias.

Foram escolhidos, inicialmente, 82 municípios do Brasil onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar. Além de fazer parte da rota, cada um desses municípios vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações.

Já quanto ao processo de indicação dos condutores da tocha, a população será chamada a indicar os escolhidos em cada cidade do roteiro. Isso será feito em parceria com os patrocinadores oficiais do revezamento: Coca-Cola, Nissan e Bradesco. O circuito básico da tocha foi definido baseado em critérios logísticos, turísticos e culturais.

O evento é uma parceria entre os governos federal, estaduais e municipais, Comitê Rio 2016 e comunidade. O Comitê Rio 2016 organiza e faz a promoção nacional do evento. A segurança da Tocha, dos condutores e do Comboio fica por conta do governo federal. Já a cidade que recebe a Tocha se compromete a encabeçar força-tarefa para o planejamento, segurança, gestão do tráfego e de resíduos, serviços de suporte, realização da Cerimônia de Celebração e promoção local do revezamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet