Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Mão de Deus

Religiosidade é tema de nova exposição no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Foto: Da Assessoria

Religiosidade é tema de nova exposição no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Uma nova exposição abre para visitação nesta terça-feira (07) no Museu de Arte Sacra, em Cuiabá. Reunindo obras de dois artistas, a nova exposição intitulada "Mão de Deus", traz ícones e imagens ilustrativas, que remetem à religiosidade e permeiam as esculturas em pedra de Yusuf Dogan e as telas de Ézio Ojeda.

Leia mais:
Livro sobre o "legado da Copa no Brasil" é lançado nesta terça-feira em Cuiabá
Livro sobre história e memória de Cuiabá é lançado nesta sexta na Casa Cuiabana

Dogan explora símbolos cristãos, como cruzes e grutas, mas especialmente, mãos. Elas traduzem a compaixão e a fé, de pessoas que oram, doam e criam. A propósito, o nome da exposição é baseado em uma de suas peças.

Nascido na Turquia, Dorgan migrou para o Brasil com a família ainda recém-nascido. Morador de Cuiabá há mais de 30 anos, ele trabalhou em diversas áreas, mas desde 1994 que se dedica a arte por completo. Da contemplação da natureza veio a inspiração e o despertar como artista que esculpe em pedras. “São as pedras que mostram o que poderão se transformar”, costuma dizer. Desde então, busca matéria prima em diferentes regiões de Mato Grosso e aposta na produção de obras em cristal, dolomita, mármore ente outras.

De outro lado, o artista plástico Ézio Ojeda, representa as artes plásticas em seu caráter realista. Suas telas retratam histórias bíblicas e trazem referências à iconografia sacra mato-grossense.

Médico e advogado de formação, Ojeda tem se aprofundado no universo artístico desde 2012, explorando nos seus quadros efeitos de luz e sombras. Nesta exposição, ele apresenta obras como “Amor Maior” - óleo sobre tela, de 70X90 cm, em que retrata a dor do calvário; “Jesus de Nazaré” e “Igreja de São Benedito”, entre outros.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães.

A exposição segue até do dia 2 de agosto e pode ser visitada, de terça-feira a domingo, das 9 às 17h, a entrada é gratuita.

Serviço

Exposição “Mão de Deus”
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Endereço: Praça do Seminário, rua Clóvis Hugueney, 239
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet