Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Artistas regionais

Mestres da cultura popular são tema da nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso

Foto: Da Assessoria

Mestres da cultura popular são tema da nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso
Aberta ao público, a partir des quinta-feira (09), a exposição “Mestres da Cultura Popular” exibe obras de Clínio Moura e Roberto de Almeida, dois importantes artistas mato-grossenses no Museu de Arte de Mato Grosso.

Leia mais:
Religiosidade é tema de nova exposição no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Roda de Conversa com Ministério da Cultura apresenta três editais para participação de artistas regionais

Duas grandes expressões da cultura popular mato-grossense, Clínio Moura e Roberto de Almeida têm suas obras reverenciadas nesta nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso, revelando o importante patrimônio cultural materializados pela cerâmica folclórica artesanal e os bichos que nascem da madeira.

Ambos os artistas já não estão mais entre nós, mas o conjunto de suas obras reitera a relevância para a história da arte em Mato Grosso e claro, brasileira.

Visionário da expressão popular, Clínio Moura imprimiu um toque peculiar à cerâmica bicentenária de São Gonçalo que em grande parte, é representada por utilitários domésticos. Consagrado por críticos de arte locais como Aline Figueiredo e Therezinha Arruda, o artista dedicou-se ao universo ribeirinho, expressando em seus bonecos de cerâmica, as figuras de músicos, dançarinos e santos, apostando na pintura, genuíno senso da cor.

De outro lado temos Roberto de Almeida, importante nome da escultura popular brasileira que faleceu recentemente. Ele utilizava em suas esculturas, madeira recolhida de troncos caídos, tendo como único tema, os bichos. Suas obras demonstram impressionante habilidade técnica e grande senso de proporções e síntese. Por isso mesmo, além de ter sido bastante premiado, muitas de suas peças são alvo de colecionadores de todo país. No numeroso repertório de soluções técnicas, não há como deixar de notar a originalidade, humor e graciosidade empenhadas em seus animais.

O museu é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado e Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães e está aberto a visitações de terça-feira a domingo. A exposição permanece aberta a apreciação até o dia 26 de julho.

Serviço

Museu de Arte de Mato Grosso – Cuiabá
Visitas de terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Rua Barão de Melgaço, 3565, Centro - Cuiabá
Telefone: 3025-3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet