Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Entrada gratuita

Artistas cuiabanos, Liu Arruda e Ivan Belém, ganham exposição no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá

Foto: Divulgação

Artistas cuiabanos, Liu Arruda e Ivan Belém, ganham exposição no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), lança nesta quinta-feira (09) a exposição “Gambiarra que deu Certo!”. A mostra é uma homenagem aos artistas Liu Arruda (in memorian) e Ivan Belém, que muito contribuíram para o humor de Mato Grosso. A exposição ocorre em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e pode ser conferida até o dia 14 de agosto.

Leia mais: 
Mestres da cultura popular são tema da nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso
Roda de Conversa com Ministério da Cultura apresenta três editais para participação de artistas regionais

Elonil de Arruda, o Liu, foi comediante, jornalista, professor e músico. Cuiabano, nasceu em 30 de maio de 1957 e herdou da mãe o interesse pelo teatro. No período entre 1980 e 1990 foi o mais popular ator do estado de Mato Grosso. Em 25 anos de carreira, constam em sua galeria quase 40 personagens e centenas de apresentações teatrais. Ele faleceu aos 42 anos, no 24 de Outubro de 1999, de insuficiência múltipla dos órgão vitais.

Ivan César Corrêa do Belém nasceu às margens do rio Cuiabá, no município de Barão de Melgaço/MT, mas mora na Capital desde o primeiro mês de nascimento. Ator, professor, doutor em Educação e Meio Ambiente, pesquisador, cronista, militante do movimento negro. Na década de 1980 foi integrante do grupo de teatro Gambiarra e mais tarde se tornou parceiro de Liu arruda em diversos espetáculos humorísticos.

Esta exposição é produto do 6º Humor do Mato, festival nacional de humor cênico e gráfico de Mato Grosso, idealizado e realizado pela Nico e Lau Produções. O acervo é composto por fotos, relatos, vídeos e textos que traduzem a trajetória dos artistas.

“Ambos são conhecidos pela irreverência e seus personagens marcantes, que tinham como essência o linguajar cuiabano. O nosso povo tem um orgulho enorme dessa valorização cultural e depois do trabalho desenvolvido por eles podemos dizer que as apresentações influenciaram no mercado consumidor da arte cênica local”, destacou o humorista e produtor da exposição J. Astrevo.

O Misc está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, no centro de Cuiabá-MT. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet