Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

No Palácio da Instrução

Após oito anos de hiato, Salão Jovem Arte Mato-grossense volta para sua 25ª edição

Foto: Protásio de Morais

Após oito anos de hiato, Salão Jovem Arte Mato-grossense volta para sua 25ª edição
Oito anos depois da última edição, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) retoma o Salão Jovem Arte, considerado um importante instrumento de incentivo, fomento e descoberta de novos talentos nas artes mato-grossenses. O lançamento do edital ainda não tem data definida.

Leia mais:
Última oportunidade de conferir a exposição “Jovem arte mato-grossense” é neste domingo
Musical com primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio acontece em Cuiabá

O Salão Jovem Arte Mato-grossense é um dos eventos que mais movimenta o segmento das artes plásticas e visuais no Estado, reunindo em uma mostra coletiva, talentos amadores e profissionais. Muitos dos artistas que participaram ou foram premiados nas edições anteriores, tiveram projeção regional, nacional e até mesmo internacional, como é o caso do artista Humberto Espindola que expôs na XXXVI Bienal de Veneza em 1972.

“O Salão Jovem Arte é um exemplo de estímulo às artes plásticas mato-grossenses. É um revelador de talentos vindos de todas as partes do estado, uma sementeira que deve ser aquecida e adubada por ter surtido efeitos proveitosos na área”, observa a crítica de arte Aline Figueiredo, uma das criadoras da mostra.

Artistas hoje renomados como Nilson Pimenta, Wander Melo, Benedito Nunes, Aleixo Cortez, Carlos Lopes, Gervane de Paula, Adão Domiciano e Jonas Barros, entre outros, estão entre os participantes de diversas edições do Salão.

A primeira edição aconteceu em 1976 e teve a Secretaria de Estado de Cultura, na época Fundação Cultural do Estado de Mato Grosso, como uma das realizadoras. Se as edições tivessem sido anuais e ininterruptas, o Salão estaria em sua 39ª edição, mas, por conta de uma descontinuidade de oito anos, esta será a 25ª edição do evento.

A retomada é importante para consolidar e estimular as criações artísticas, revelando e incentivando novos nomes e formas de expressão nas artes plásticas e visuais. “O Salão Jovem Arte 2015 integra um conjunto de ações da Secretaria que incluem o lançamento de editais voltados para outros segmentos como o grafite, literatura, artes cênicas e música”, ressaltou o secretário Leandro Carvalho. “Além de ser um espaço para que os artistas residentes em Mato Grosso mostrem a sua arte, o Salão vai contribuir para a ampliação do acervo regional”, completou.

Em maio deste ano (2015), o Museu de Arte de Mato Grosso promoveu a exposição Três Décadas de Artes Visuais Mato-grossenses, onde 50 quadros e esculturas premiados no Salão Jovem Arte nas décadas de 70, 80 e 90 foram expostos ao público.

A 25ª edição do Salão Jovem Arte Mato-grossense irá contemplar as seguintes categorias: desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, multimídia, performance, pintura e videoarte. As obras serão julgadas por uma comissão composta por membros de notória especialização na área, convidados pela Secel.

Os prêmios têm valores que chegam a R$ 10 mil. As obras que forem selecionadas serão expostas no novo Museu de Arte de Mato Grosso, no Palácio da Instrução, centro de Cuiabá, que passará por grande reforma para adequação de suas instalações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet