Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

CONCERTOS

Cine Teatro volta a funcionar com abertura da Temporada 2013 da Orquestra de Mato Grosso

Foto: Divulgação

O maestro Leandro Carvalho está prestes a completar dez anos à frente da Orquestra do Estado de MT

O maestro Leandro Carvalho está prestes a completar dez anos à frente da Orquestra do Estado de MT

Orquestra do Estado de Mato Grosso abre a Temporada 2013 com homenagem ao bicentenário de Giuseppe Verdi
A tensão causada pela possibilidade de Cuiabá perder mais um espaço de apresentações artísticas, vai ser diluída pela beleza da música erudita. É que a Orquestra do Estado de Mato Grosso vai ter a honra de reabrir o Cine Teatro, que interrompeu suas atividades por cinco meses para reparos em sua estrutura.

Orquestra Jovem do Estado abre hoje a temporada 2013 com concerto na Casa de Dona Bem Bem

Além disso, o organismo musical que tem o maestro Leandro Carvalho à sua frente, abre a temporada 2013 no sábado (20), às 20 horas e no domingo (21), às 19 h, marcada por repertórios de importantes compositores do mundo todo e com a presença de instrumentistas de muito valor para a música de concerto brasileira. Como é o caso de um dos maiores violinistas da atualidade, o italiano, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Emmanuele Baldini. Por fim, as primeiras apresentações de 2013 comemoram o bicentenário de nascimento deGiuseppe Verdi, indispensável compositor do período romântico, muito conhecido por seu repertório operístico.

“La Traviata é uma das óperas mais famosas do Giuseppe Verdi. O Preludio que será tocado em Cuiabá explora o som das cordas em dinâmica ‘pianíssimo’, como se o próprio Verdi estivesse no palco sussurrando palavras de amor. São as primeiras notas de uma ópera sobre o amor. A celebre melodia que aparece depois da introdução é singela e generosa como o coração dos amantes protagonistas da história”, esmiúça o convidado Emmanuele Baldini.

Além de LaTraviata, o repertório que abre os trabalhos da Orquestra em 2013 também exibe o Concerto para violino e orquestra, do compositor russo PiotrLlych Tchaikovsky e a Sinfonia n°3 em lá menor, do compositor alemão Felix Mendelssohn, peça popularmente conhecida como a “Escocesa”. Para tanto, sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, a OEMT assume sua formação sinfônica, exibindo todos os naipes de instrumentos necessários para esse complexo repertório.

“O Concerto para violino de Tchaikovsky é um dos mais tocados da literatura para este instrumento. O curioso é que as reações da época em que o concerto foi estreado foram muito negativas, chegando aos exageros do critico Hanslick escrever que a música de Tchaikovsky era música que "fedia"... Infelizmente para ele, e felizmente para nós, este concerto se impôs logo mais como um dos pilares do repertório solístico para violino. Não existe violinista que não tenha se confrontado com essa obra.Já a Sinfonia Escocesa de Mendelssohn é um monumento do repertorio sinfônico romântico. Explora todos os recursos da orquestra, mostrando uma criatividade melódica e harmônica que tem poucos iguais entre seus contemporâneos”, revela Baldini.

Prestes a completar dez anos a frente da Orquestra de Mato Grosso, o maestro Leandro Carvalho orgulha-se dos resultados alcançados até aqui.“Em nove anos, já realizamos quase 600 concertos em que foram exibidos 67 programas distintos, enaltecendo a arte de compositores de várias nacionalidades e períodos criativos. A abertura da Temporada 2013, com indispensáveis composições de Verdi, Tchaikovsky e Mendelssohn foi especialmente elaborada para dar ritmo a toda a temporada. Está imperdível”, adianta o maestro e diretor artístico da OEMT.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet