Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

r$ 5 milhões

Prêmio Culturas Populares abre inscrições para premiar mestres, grupos ou comunidades

Foto: Ilustração/Divulgação Flor Ribeirinha

Prêmio Culturas Populares abre inscrições para premiar mestres, grupos ou comunidades
As iniciativas que fortalecem as cultura popular e a sua manutenção são premiadas pelo Prêmio Culturas Populares que este ano contará com o recurso de R$ 5 milhões para serem distribuídos entre mestres, grupos, comunidades e até dez homenagens in memorian.

Tico Santa Cruz apresenta clássicos do rock´n roll do Dia dos Namorados em Cuiabá

As inscrições estão abertas até o dia 5 de julho e selecionará 350 premiados no concurso que homenageia o ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, que completaria, em 2012, 100 anos.

Podem ser contempladas expressões em toda a sua forma e modos próprios, como religião, rituais e festas populares; mitos, histórias, culinária popular, pinturas, desenhos, grafismo e outras formas de artesanato; danças, audiovisual e muito mais;

Serão 170 prêmios aos mestres, 19 para grupos ou comunidades e 10 a mestres in memoriam, conforme o edital do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Em Mato Grosso existem importantes manifestações populares como as dança do cururu, do congo e dos mascarados, a musicalidade do siriri, com o ganzá e a viola de cocho, o circuito de quadrilhas do Araguaia, entre outras. No livro de Tombo do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado há três registros, o da Fazenda Taquari, como “O lugar”, que continua com práticas culturais desde 1926. Também “O modo de fazer”, com a canoa pantaneira e o “Da expressão”, com o linguajar cuiabano.

Também podem participar do Prêmio Culturas Populares 2012 projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem, em todas as suas formas e modos próprios como religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas; audiovisual; dentre outros.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema SalicWeb, ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo Edital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet